Caderno da Lê - Estudante de Pedagogia /Universidade Estácio de Sá
1) As
aldeias tupinambás eram divididas em unidades familiares que viviam em até oito
malocas. As unidades familiares, por sua vez, estavam estruturadas pelo
parentesco familiar e obedeciam à divisão sexual do trabalho: grosso modo, aos
homens cabia as atividades de caça, pesca e de guerra, e às mulheres o cuidado
com a agricultura e com a casa. Selecione a melhor definição para a agricultura
tupinambá:
- Era itinerante e utilizavam a coivara;
2) A partir de 1530, a concorrência do comércio
do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter
suas terras americanas invadidas por outras nações europeias. Era preciso
efetivar a presença da Coroa lusitana no outro lado do Atlântico a fim de
garantir a posse de suas terras e de conseguir tirar mais proveito da recente
aquisição. A primeira medida da coroa foi a criação de:
- Capitanias hereditárias
3) Se estabelecermos uma comparação do modelo de
escravidão indígena e africana no século XVI no Brasil podemos afirmar que eram:
- Semelhantes
4) Do ponto de vista do índio e do negro,
o que representava ser ou não convertido?
- Significava que ao converterem-se, índios e
negros passavam a gozar de certa proteção por parte da Igreja, era comum a
intervenção de representantes dessa Instituição em castigos tidos como cruéis
ou exagerados e, no caso dos negros, pertencer a uma Irmandade religiosa
significava muitas vezes obter ajuda na compra de alforrias, garantia de
funeral e enterro e, auxílio a esposa e/ou filhos menores após o falecimento do
escravo homem.
5) Em "A Integração do Negro na Sociedade de
Classes", Florestan Fernandes analisou os meios pelos quais parte da
população negra da cidade de São Paulo integrou-se à sociedade capitalista.
Segundo o sociólogo:
- A maior parte dos homens e mulheres egressos
do cativeiro teve modesta inserção na sociedade capitalista graças à cor da sua
pele.
7) No tocante a questão indígena, a
Constituição Brasileira propôs diversas inovações, dentre as quais podemos
citar:
- O
reconhecimento da diversidade cultural indígena e do direito a preservação de
suas tradições.
8) Fale sobre a Frente Negra Brasileira:
- Em julho de 1978, fundou-se em São Paulo o
Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR) que, no ano
seguinte, em seu Primeiro Encontro Nacional, passa a ser denominado de
Movimento Negro Unificado (MNU), sendo o segundo grande movimento negro no país
que estabeleceria suas atividades em vários estados da Federação. Trata-se de
um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro
norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países
africanos. É importante notar que este movimento também sofreu influência das
pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais
do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na
abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade.
9) Os
africanos trouxeram diferentes tipos de tambores e outros tantos instrumentos
musicais que permitiram que a música brasileira se tornasse tão diversificada.
Cite-os.
- O fagote, oboé, agogô, cuíca, atabaque,
berimbau e a flauta.
10) Quando o
português chegou debaixo de uma bruta chuva vestiu o índio.Que pena! Fosse uma
manhã de sol, o índio tinha despido o português.(Oswald de Andrade.
"Poesias reunidas". 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
1972) Sobre o contexto histórico em que se insere o fenômeno que os versos
identificam é correto afirmar que:
- Apesar de ter tomado posse da terra em nome do
rei de Portugal, o interesse da monarquia estava voltado para o Oriente.
11) Na
escravização indígena no sudeste do Brasil, os colonos tiveram um difícil
adversário, os:
- Os padres jesuítas.
12) Sobre a substituição da mão-de-obra escrava
indígena pela africana é correto afirmar que:
- Que elas conviveram durante muito tempo
juntas, existindo casos relatados até o século XIX.
13) As festas tinham uma função específica na
sociedade brasileira. Para os escravos foi algo ainda mais intenso. As festas
dos padroeiros era um dos poucos momentos em que havia liberdade para se reunir
e festejar. Sobre estas festas temos que destacar o papel da(o):
- A igreja Católica.
14) Gilberto Freyre em sua
obra Casa Grande & Senzala procurou:
- Apresentar uma imagem positiva de um Brasil
mestiço, como resultado da fusão das três raças.
15) Ao
longo das décadas de 1920 e 1930, o médico baiano Artur Ramos de Pereira Araújo
se destacou no pensamento social brasileiro, principalmente naquilo que se
refere ao papel do negro na formação do Brasil. Explique a síntese do
pensamento de Artur Ramos de Pereira Araújo.
- Artur Ramos Pereira de Araújo negou qualquer
tipo de explicação biologizante dos comportamentos sociais, sendo especialmente
crítico aos estudos de Nina Rodrigues.
16) Lei nº
5.371 foi criada em de 5 de Dezembro de 1967 e tem como objetivo estabelecer um
órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às
comunidades indígenas e às suas terras.
- FUNAI
17) Qual país exerceu grande pressão sobre o Brasil para a abolição da
escravidão?
-
Inglaterra.
18) Pensando nas funções
exercidas pela Igreja Católica ao longo do processo de colonização a assertiva
que melhor explica sua atuação é:
- A Igreja
Católica atuava de forma sistemática no que diz respeito ao processo de
catequização. Por conta disso, auxiliava na colonização à medida em que
justificava esta prática junto aos indígenas aldeados.
19) "Pouco
fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los.
Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de
ferro." (José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do
Reino") O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da
colonização do Brasil, refere-se:
- À catequização
do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas
propriedades da Companhia de Jesus.
20) A colaboração dos indígenas com os europeus baseada na troca de produtos
por serviços ficou conhecida sob o nome de:
- Escambo
- troca de produto por produto ou de produto por serviço, quando não há uma
moeda ou instrumento monetário para a troca comercial.
21) Entre
1500 e 1530 Portugal não demonstrou muito interesse pelo Brasil, a Carta de
Caminha não mencionava a existência de ouro ou prata. Neste período, chamado de
Pré Colonial, como eram as relações econômicas entre a metrópole e a colônia?
- O comércio realizava-se através da troca
direta ou escambo;
22) Em razão de as comunidades ¿primitivas¿
indígenas representarem, no Período Colonial, apenas reservas de força de
trabalho a ser aproveitada no corte e transporte do pau-brasil, entre 1500 e
1530, no Brasil.
- Por possuírem
culturas distintas, não terem uma moeda para o comércio, o português e o
indígena praticavam o escambo, ou seja, a troca de produtos por produtos, ou a
troca de produto por serviços.
23) Enquanto os portugueses escutavam a
missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos.
Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao
longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e
começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos
Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato "amistoso"
entre brancos e índios preservado:
- Até o início da colonização quando o índio,
vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo
selvagem, indolente e canibal.
24) Sobre a
escravidão indígena é CORRETO afirmar que:
- Por questões geomorfológicas (solo
fértil e água abundante) e políticas, durante séculos XVI e XVII, a produção
açucareira concentrou-se nas capitanias do nordeste da colônia, principalmente
na Bahia de todos os santos e em Pernambuco. Nos primeiros anos da produção, os
diferentes grupos indígenas compuseram parte significativa da mão-de-obra
escrava dos engenhos açucareiros. Na realidade, o intervalo entre os anos de
1540 e 1570 marcou o apogeu da escravização indígena nesses engenhos.
25) “No Brasil, costumam dizer que para os
escravos são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que
comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouverá a
Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo"
(André João Antonil, Cultura e opulência do
Brasil por suas drogas e minas, 1711).
Analisando a citação acima é correto afirmar
que:
- As condições de trabalho nos engenhos eram bem
precárias. Segundo consenso da época eles recebiam o pão, alimento necessário à
sobrevivência; o pano, a vestimenta básica para o dia a dia e o pau, castigo
físico em caso de fugas, desobediência e até sadismo.
26) "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande
perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem.
Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e
perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de
São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela
capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de
suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam."
(Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento
do Padre Antônio Vieira revela:
- Que o ponto
fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à
escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
27) A Antropologia tem em torno de si uma historicidade.
Como uma ciência que há muitos séculos é presente, uma vez que homens estudando
a sociedade e as formas de se portar de homens em outras sociedades são comuns
de Homero à Pero Vaz de Caminha. No entanto, é o movimento olonialista que dá
novo impulso a estes fenômenos, lhe oferecendo formatos, relatos, discussões.
Sobre a visão das sociedades estabelecidas no espaço brasileiro nos século XVI
temos vários discursos que versam sobre:
- A descoberta do paraíso, o estranhamento com os
hábitos e relatos dos degredados.
28) Sobre a relação das populações indígenas com os povos europeus que aqui
chegavam, pode-se dizer:
- Que muitos embates ocorreram com algumas tribos se aliando aos
colonizadores (portugueses), outras a comerciantes e possíveis conquistadores
(franceses) e algumas que se recusaram a fazer alianças com qualquer um dos
dois lados
29) Os indígenas trabalhavam para os europeus no início da colonização por
produtos de pouco valor comercial, mas importantes para eles. Após certo
período de colaboração, várias tribos deixaram de auxiliar o que gerou uma
reação violenta por parte dos colonizadores. O que melhor explica a mudança de
atitude da população indígena em relação aos portugueses?
- Os indígenas já estavam abastecidos daqueles produtos trazidos pelos
europeus e não viam, portanto, necessidade de permanecer trabalhando. Sua
concepção de trabalho está relacionado ao uso, não ao valor de venda.
30) "Os
escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles não é
possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente."
(ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil. Belo
Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89.)
Explique a citação acima:
- O autor da passagem é o padre jesuíta Antonil. Embora
explique a importância do escravo de origem africana no trabalhos dos engenhos,
em nenhum momento reconhece a sua relevância social. Só o fato de legitimar a
escravidão, mostra que não defende estes indivíduos
31) Durante
o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos
indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que
fundamentou:
- A escravização dos índios, pois, desde a antiguidade,
reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
32) Quais
eram as rotas mais comuns do tráfico negreiro para o Brasil?
- Angola e Moçambique.
33) O
tráfico negreiro foi uma realidade no Brasil durante três séculos e meio. Sobre
essa atividade é correto afirmar que:
I - Era extremamente lucrativo embora muito africanos
morressem ao longo da viagem.
II - Os africanos eram transportados em condições insalubres
nos tumbeiros.
III - A partir do século XVIII houve maior humanização no
transporte dos africanos.
- Apenas I e II estão corretas.
34) Os
portugueses, no início da colonização, utilizaram quase que exclusivamente a
mão de obra índígena. Essa postura vai ser mudada ainda no século XVI, com a
introdução do escravo de origem africana nas plantações de cana-de-açúcar. Em
relação à escravidão indígena é correto afirmar que:
- Foi diminuindo nas áreas voltadas para a exportação, mas continuou maciça
em áreas ligadas à produção interna.
35) O navio negreiro ou tumbeiro foi o tipo de cargueiro usado
para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em
caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam
no infame
comércio. Os traficados eram, na maioria, meninos e jovens de 8 a
25 anos. Isso mudou nos últimos anos do tráfico. Tudo quanto
se podia trazer foi trazido: o manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes
religiosos, mulheres com bebês e mulheres grávidas, disse o
ex-traficante Joseph Cliffer, em depoimento ao Parlamento Britânico, em
1840." O texto acima aborda a questão da situação dos escravos na viagem.
Com relação à sua vida no cativeiro, é correto afirmar que:
I - Os escravos possuíam uma enorme possibilidade de
conseguir a liberdade depois de chegar ao Brasil;
II - A vida no cativeiro era bem insalubre e a
expectativa de sobrevivência baixa.
III - A jornada de trabalho nas lavouras era
extenuante.
- Apenas II e III estão corretas.
36) Os
indígenas causaram muito espanto aos colonizadores por seus hábitos diferentes
e considerados inferiores. Com relação à religião, sobretudo, havia um
grande desconforto dos europeus em virtude das crenças que eles professavam.
Sobre a religião dos indígenas é correto afirmar que:
I - Eram politeístas e suas divindades eram
representações de forças da natureza.
II - Eram adeptos da poligamia visto que não existia
qualquer interdição moral a esta prática.
III - Eram facilmente convertidos pelos jesuítas.
- Apenas a opção I e II estão corretas.
37) Tal
homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças
sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia
deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os
missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os
pajés tinham, eles não conseguiam pois:
- Existiam um panteão e uma
gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
38) As irmandades negras, criadas desde o período colonial, seguiam os
mesmos preceitos religiosos das demais: todos os membros deveriam efetuar o
pagamento da taxa anual ― dinheiro que seria revertido em festas, rituais
fúnebres e missas das igrejas. A grande diferença dessas irmandades estava na
condição de seus membros (a maioria eram escravos e/ou libertos) e o fato delas
adorarem santos negros. Sobre as irmandades podemos afirmar que:
- Foram
importantes formas de resistência.
39) A população indígena resistiu
de forma consistente à escravidão e à assimilação cultural promovida pelos
portugueses. Sobre a prática da resistência indígena é correto afirmar que:
- As
populações indígenas mais afastadas do contato europeu conseguiram
preservar elementos de sua cultura de forma mais consistente.
40) Os africanos possuíam uma forma de religiosidade bastante distinta da
imposta pelos colonos europeus. Para preservar alguns elementos dessa
religiosidade eles empregaram uma forma de "camuflá-la" denominada:
- Sincretismo. O Brasil colonial foi palco
de umas séries de conflitos pelo modo como os portugueses ocuparam as nossas
terras, e em contato com povos tão diferentes em uma terra que não era nativa
de qualquer um dos envolvidos acaba por dar origem a um movimento de adaptação
cultural complexo.
Com relação aos negros,
ficou claro que entenderam que precisam camuflar, isto é, escondendo os seus
cultos dentro da religião católica, gerando uma nova religião, dessa forma
ficava preservada a sua ideologia para que não fosse cruelmente reprimida pela
política obrigatória da religião católica e de alguma maneira. Concluindo essa
saída foi estratégica, para despistar a sua associação com as divindades
africanas às santidades europeias. Sendo também uma forma de RESISTÊNCIA.
É dessa forma que se justifica a resposta da questão, pois, foi graça ao
SINCRETISMO que os negros puderam manter características típicas de suas doutrinas-base, sejam
rituais, superstições, processos, ideologias e etc.
41) As fugas que pretendiam
negar a escravidão tinha como fim:
- Uma alternativa para
viver fora do cativeiro.
42) Uma das
formas de organização estabelecidas entre os escravos era a chamada família
extensa. Perdidos os laços africanos passavam a adotar táticas de criar
conjuntos de laços amplos entre seus membros. Uma destas práticas é o:
- O apadrinhamento.
43) "Os
escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles não é
possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho
corrente" (ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte:
Itatiaia, 1982, p. 89)
Analisando a assertiva acima, podemos concluir que:
- As condições de vida e
exploração dos africanos, apesar de cruéis, não eram criticadas pelos
jesuítas.
44) No ano de 1996, foram comemorados os 300 anos
da morte de Zumbi, o líder maior do Quilombo de Palmares. Segundo as
historiadoras Elza Nadai e Joana Neves, "o século XVI foi marcado por uma
guerra sem tréguas aos quilombos de Palmares". Sobre a resistência negra à
escravidão no Brasil, é correto afirmar que:
- Além das revoltas e dos quilombos, os escravos cometiam assassinatos,
crimes, suicídios, mutilações e outras formas de resistir à condição de escravo;
45) Ao longo
do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das
principais formas de resistência à escravidão, sendo, por isso, alvo da atenção
das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor
apresenta a definição de "quilombo".
- Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não
apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio
com pequenas fazendas.
46) Os africanos eram trazidos ao Brasil e tentavam manter
alguns traços de sua cultura, ainda que misturados aos elementos da cultura
hegemônica europeia. Esse processo é denominado:
- Resistência adaptativa -
uma tática de preservação de seus valores culturais sem que houvesse confronto
direto para mantê-los. Havia a mistura de elementos da cultura hegemônica -
europeia, com aqueles dos grupos subordinados.
47) A
resistência contra a escravização vem desde o início da colonização, através de
formas variadas:
- Os quilombos eram aldeamentos compostos principalmente por negros que
fugiam dos latifúndios, passando a viver comunitariamente.
48) Fale sobre a revolta
negra contra a escravidão que aconteceu no Brasil:
- Revolta dos Malês - Esse
movimento, que teve a participação de escravos e libertos africanos de
diferentes origens, guarda a particularidade de ter comportado um grande número
de africanos nagôs na sua organização. Os nagôs eram africanos muçulmanos e por
isso muitos deles sabiam ler e escrever em uma época em que a maioria dos
homens brancos e livres não sabia assinar o próprio nome. Após diversos encontros e reuniões marcados
em becos ou em casas sublocadas da cidade, a revolta foi marcada para o dia 25 de
janeiro de 1835, dia de Nossa Senhora da Guia. A data foi especialmente
escolhida porque as festas religiosas permitiam que os escravos pudessem andar
com mais facilidade pelas ruas de Salvador, o que despistaria as autoridades. No entanto, na noite anterior, a revolta foi
delatada para a polícia que imediatamente iniciou a busca pelos revoltosos:
diversas patrulhas foram colocadas nas ruas e depois de algumas buscas os
policiais encontraram sessenta africanos reunidos no porão de um sobrado. Pegos
de surpresa, os africanos tiveram que antecipar o momento da batalha e saíram
às ruas chamando os demais escravos para a luta. Embora o número de escravos que aderiu à luta
tivesse sido alto, as autoridades (que estavam preparadas) conseguiram
controlar o levante. Depois do reconhecimento dos principais líderes ― três
escravos e dois libertos, todos africanos ―, os revoltosos receberam diferentes
punições. Os líderes do movimento foram fuzilados, diversos africanos livres
foram deportados para a África e a maioria dos escravos foi açoitada em praça
pública e depois entregue aos seus senhores. Mesmo com um desfecho trágico para
seus participantes, o levante dos Malês fez com que as autoridades redobrassem
sua atenção e o controle sobre a população escrava, sobretudo na província da
Bahia.
49) "Além de atender uma demanda econômica, a entrada de imigrantes no
Brasil integrava um ambicioso projeto de engenharia social dos intelectuais
dessa época. Tomando a Europa como um grande modelo a ser copiado, muitos
pensadores e políticos acreditavam que a imigração abriria portas para o
gradual "branqueamento" da população brasileira. Nesse sentido,
projetava-se a expectativa racista de diminuir a "negativa" presença
de negros e mulatos na formação do povo brasileiro." Quais intelectuais
cujo pensamento pode ser identificado a essa afirmação?
- Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Silvio Romero.
50) Leia a
citação a seguir e explique as consequências da mestiçagem para o Brasil.
"A massa de mulatos, cafuzos, caboclos, pardos e cabras, lembravam, a todo
o momento, que o Brasil era uma nação majoritariamente mestiça."
- A mestiçagem inviabilizava que o país galgasse o estágio supremo da
civilização.
51) "Com
efeito, desde os anos 1870, teorias raciais passam a ser largamente adotadas no
país - sobretudo nas instituições de pesquisa e de ensino brasileiras
predominantes na época -, em uma clara demonstração de que os critérios
políticos estavam longe dos parâmetros científicos de análise. Percebe-se,
então, uma clara seleção de modelos, na medida em que, frente a uma variedade
de linhas, nota-se uma evidente insistência na tradução de autores
darwinistas sociais que, como vimos, destacavam o caráter essencial das raças
e, sobretudo, o lado nefasto da miscigenação." (SCHWARCZ, Lilia M. USOS E
ABUSOS DA MESTIÇAGEM E DA RAÇA NO BRASIL uma história das teorias raciais em
finais do século XIX.).
Um dos principais nomes defensores das teorias raciais
no Brasil foi:
- Nina Rodrigues - fundador da antropologia
criminal brasileira e pioneiro nos estudos sobre a cultura
negra no país. Foi o primeiro estudioso brasileiro
a abordar o problema do negro como questão social relevante para a compreensão da formação
racial da população brasileira, apesar de adotar uma perspectiva racista, nacionalista e cientificista, em seu livro Os
Africanos no Brasil (1890-1905).
52) Que
ciência afirmava que o progresso só seria possível em sociedades puras, sem
miscigenação, e que apenas uma raça, a ariana (branca), era perfeita?
- A eugenia.
53) Gilberto Freyre em sua
obra Casa Grande & Senzala procurou:
- Apresentar uma imagem positiva de um Brasil mestiço, como resultado da
fusão das três raças.
54) Noção da qual Gilberto Freyre, no livro "Casa Grande e
Senzala", analisou a escravidão brasileira:
- Democracia Racial.
55) Como
efeito da ideia de democracia racial, podemos apontar;
- O não
reconhecimento do racismo como um problema estrutural na sociedade brasileira.
56) Quais
foram os pensadores brasileiros que se dedicaram ao tema da miscigenação?
- Gilberto
Freyre e Arthur Ramos. Esses autores realizaram seus estudos sobre a
sociedade e cultura brasileira buscando entender que a miscigenação das três
raças fazia parte da formação do Brasil. Essa visão que tomava a miscigenação
como elemento fundametal para a análise da sociedade brasileira foi uma
característica do pensamento social durante a década de 30. Gilberto Freyre
escreveu o estudo Casa Grande e Senzala que alcançou grande repercussão no país
e contribuiu para uma visão em que a convivência entre as raças no caso
brasileiro teria sido menos violenta e mais conciliadora se comparada com
outras nações da região.
57) Sobre
Arthur Ramos podemos afirmar que:
- Chamou a
atenção para desigualdade socioeconômica vivida pelos negros na sociedade
brasileira.
58) Manoel
Bomfim, Arthur Ramos e Gilberto Freyre romperam com as ideias científicas
racialistas do final do século XIX e início do século XX. Gilberto Freyre, com
a publicação do seu Livro Casa Grande e Senzala, impactou o cenário intelectual
da primeira metade do século XX ao analisar a mestiçagem de forma positiva.
Segundo as ideias de Freyre:
- A
mestiçagem era a brasilidade. A civilização genuinamente brasileira era mestiça.
59) Sobre a formação
da identidade brasileira podemos afirmar que:
- Sem
negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto,
necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi
pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e
discriminações ocorreram.
60) Sobre a
participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
- Sua
participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram
ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação
de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim,
61) Na ata
de criação do SPI consta o nome do órgão como Serviço de Proteção aos Índios e
Localização dos Trabalhadores Nacionais. O objetivo era, portanto, aproveitar a
mão de obra indígena na agricultura e adaptar os nativos ao convívio em
sociedade. Para isso foram criadas escolas e oficinas de trabalho - e também se
construíram casas. As aldeias foram fragmentadas, separando famílias e
misturando etnias. Explique.
- O SPI
impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em
áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura
indígena.
62) Qual era o principal objetivo da Serviço de
Proteção ao Índio (SPI)?
- Proteger
os índios da escravidão que estava ocorrendo no Norte do Brasil e promover a
integração dos mesmos, transformando-os em proprietários rurais ou urbanos;
63) O
Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais
(SPILTN, a partir de 1918 apenas SPI) foi criado, a 20 de junho de 1910, pelo
Decreto nº 8.072, tendo por objetivo prestar assistência a todos os índios do
território nacional (Oliveira, 1947).
O projeto do SPI instituía a assistência leiga,
procurando afastar a Igreja Católica da catequese indígena, seguindo a diretriz
republicana de separação Igreja-Estado. A idéia de transitoriedade do índio
(Oliveira, 1985) orientava esse projeto: a política indigenista adotada iria
civilizá-lo, transformaria o índio num trabalhador nacional.
A partir da leitura do texto acima, podemos aferir
que:
I - Havia a preocupação com a integração do indígena
na sociedade respeitando seus valores e seus costumes.
II - Havia a preocupação com a integração do indígena
na sociedade estabelecendo um projeto de civilizar os nativos.
III - O SNI buscava afastar a Igreja dos indígenas
seguindo as premissas do Estado laico.
- Apenas
II e III estão corretas.
64) Explique
a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata.
- A
historiografia aponta que há um claro resquício entre escravidão, preconceito
racial e a Revolta da Chibata, em razão dos castigos físicos que eram
aplicados à população negra na Marinha.
Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido
abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os
marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços,
65) Em 1978
as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo foi palco de ato público que
convocava homens e mulheres negras a reagir à violência racial, a qual eram
submetidos. Naquele momento a sociedade brasileira era apresentada:
- O MNU
aparece trazendo propostas. Criado em 07 de julho de 78, em ato público
com cerca de duas mil pessoas, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, se
propunha a "ser uma organização de lutas e denúncias em todos os campos
onde haja opressão e perseguição do negro, ou seja, um órgão de forte
representatividade da população negra em sua luta pela liberdade".
66) Após a
abolição, alguns periódicos da chamada Imprensa Negra tinham como principais
objetivos:
- Denunciar
situações de preconceito racial, ajudar na educação e aumentar a
autovalorização da população negra e mestiça;
67) Como a Lei Áurea lidou com os proprietários de escravos?
- A
abolição da escravidão causou uma verdadeira comoção na população brasileira.
Missas e festas foram realizadas para comemorar o feito que, além de
acabar com o escravismo, não ressarciu nenhum proprietário. Estava totalmente extinta uma
instituição que vigorou por mais de trezentos e cinquenta anos.
68) Sobre a formação social brasileira, é correto afirmar:
- A
constituição de uma sociedade brasileira mestiça e multiétnica foi resultado
das relações estabelecidas entre índios, africanos e brancos e, posteriormente,
asiáticos, ao longo da história do Brasil.
69) Lei que
no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de
janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional,
para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da
temática ¿História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena:
- Lei 11645.
70) "Em
2000, 42% da população negra não tinha acesso à educação comparado com 23% dos
brancos, e 1.41% dos negros detinham um diploma de nível superior, comparado
com 6.59% dos brancos." (SOARES et al., 2005). Que medidas o Estado
brasileiro adotou para tentar modificar esses números?
- Adotou o sistema de cotas nas universidades
públicas.
71) "O
combate ao racismo e à desigualdade racial no país tem tido, como principal
ferramenta de enfrentamento, a instituição de políticas públicas específicas,
direcionadas à população negra do país e orientadas pelo princípio da equidade
a partir de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias." Cite
exemplos:
- Cotas e campanhas de valorização da pessoa
negra e de enfrentamento ao racismo.
Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos.
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