quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Questionário de Português

 

1) Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a da escrita. Descreva como deve ser essa habilidade?

- A memorização e a reprodução mecânica de normas e regras gramaticais e ortográficas não devem ser adotados como métodos de ensino da língua portuguesa. É importante que os alunos reconheçam a norma culta a partir da leitura e da reflexão sobre o texto lido. O professor deve participar desse processo de aprendizado, estimulando seus alunos a desenvolver o pensamento crítico acerca da língua e de seus diversos usos, sem jamais se colocar como um mero transmissor de conhecimentos ou detentor exclusivo dos saberes sobre a língua portuguesa.

2) De acordo com os PCNs, quais são objetivos do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental?

- Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário. Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos - tanto orais como escritos - coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados. Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam. Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.

3) Com quais materiais podemos trabalhar a Sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa?

- Poemas de cordel.

4) Os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa declaram: A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas (p.31). Isso significa que:

- O uso linguístico dialetal não é por si errado, é apenas diferente do uso de um outro dialeto.

5) Sobre a leitura colaborativa é certo afirmar que:

- Nasce da interação com o texto.

6) Na Unidade Escolar Andrade Neves, os alunos do quinto ano tiveram a ideia de organizar uma biblioteca para as turmas de primeiro ano, com livros produzidos por eles. A partir daí, a professora da turma organizou um projeto com duração de três meses, iniciando pela seleção dos gêneros mais adequados. Foram selecionados os gêneros contos e poemas. Ao planejar o projeto, a professora listou os seguintes procedimentos a serem desenvolvidos com os alunos:

  • Ler e ouvir vários textos dos gêneros selecionados, antes de escrevê-los;
  • Analisar e refletir sobre a linguagem que se escreve e sobre a variedade de recursos usados por escritores consagrados;
  • Tematizar a revisão textual focada nos aspectos relacionados à organização do discurso e do conhecimento linguístico de que os alunos dispõem;
  • Observar e analisar diferentes ilustrações e os materiais nelas utilizados.

Ao ler o planejamento da professora a partir da ideia dos alunos, pode-se constatar que:

- A ideia dos alunos considera interlocutores reais, facilitando a produção de textos.

7) Partindo da concepção de que cada aluno já possui uma gramática internalizada ao ingressar na escola, é correto afirmar que:

- O aluno deve desenvolver a sua competência comunicativa de tal modo que possa utilizar da melhor maneira possível a sua língua em todas as situações de fala e escrita.

8) O objetivo do ensino da língua portuguesa é formar um cidadão com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização de sua língua materna nas várias situações sociais e culturais (formal e informal). Complete a frase abaixo:

Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que o professor...

- Seja um leitor competente de jornais, revistas, obras literárias, assim como ter acesso aos meios eletrônicos de informação, além de dominar o conteúdo dos usos linguísticos textuais e gramaticais;

9) As palavras não são meros nomes, elas representam a junção entre o nome e o seu significado (sentido). Associamos o nome da palavra com a ideia e quando ouvimos, fazemos a mesma associação. A este fenômeno damos o nome de:

- Signo linguístico

10) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de idéias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: conversando também conheço o que é que eu digo". (YUNES, Eliana (org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUCRIO, 2002. p. 105 (com adaptações)). A partir das reflexões do texto apresentado, comente a respeito da interação texto-leitor.

- Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.

11) Tendo em vista que o ensino da gramática é visto como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em diferentes situações de comunicação, assinale a alternativa que complementa adequadamente o texto abaixo:

O professor deve trabalhar com textos de gêneros e tipologias variadas, adequados às diferentes necessidades de interação social, criando estratégias por meio de práticas concretas e significativas tais como:

- Promover eventos extraclasses, como a contação de histórias e a dramatização, para os quais os alunos elaborem textos dialogais que sejam adequados às diferentes situações de comunicação.

12) Leia o fragmento abaixo:

"Todo falante nativo usa a língua conforme as regras próprias de seu dialeto, espelho da comunidade linguística a que está ligado". CAGLIARI, Alfabetização e Linguística.São Paulo: Editora Scipione, 1998 p. 19).

Neste sentido, cabe à Escola:

- Criar atividades que valorizarem os diferentes dialetos das comunidades lingüísticas nas quais os alunos estão ligados.

13) Segundo alguns estudiosos da língua, a produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. Desse modo, a relação entre o texto produzido e os outros textos dá-se o nome de:

- Intertextualidade.

14) Sobre o trabalho com gêneros textuais, leia o texto abaixo. Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes. (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 1996.)

Numere a coluna de gêneros textuais de acordo com características desses gêneros.

1 - Poema      

2 - Receita

3 - História em quadrinhos

4 - Anúncio

(2) Dá orientações precisas para a realização de uma atividade. 

(4) É construído em torno da função apelativa da linguagem.

(1) Valoriza o uso estético da linguagem.

(3)  Intenção primordial de provocar o riso mediante recursos linguísticos e/ou iconográficos.

15) Na disciplina de português, na 5ª serie, em uma aula, a professora propôs exercícios de ortografia, extraídos do livro didático. A proposta é a elaboração de frases com as palavras viagem (substantivo) e viajem (verbo). A professora deve:

- Dar explicações de como e por que cada uma dessas palavras se inserem em categorias gramaticais diferentes.

16) O ensino de língua portuguesa, conforme as orientações oficiais mais recentes, deve priorizar:

- O estudo, numa visão interativa e funcional, de todos os usos orais e escritos da língua, expressos em gêneros textuais.

17) Documentos oficiais que regulam o ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares, os programas estaduais de educação, os documentos de formação de professores etc. , além de documentos que orientam avaliações sistêmicas, como o SAEB e a Prova Brasil, têm utilizado os termos capacidades/habilidades e competências para se referirem aos saberes que os alunos constroem ao longo de sua escolarização; outras vezes, o que era capacidade/habilidade a ser atingida em determinado ano da alfabetização, por exemplo, se transforma em direito de alfabetização, ou seja, há uma mudança radical, pois não se trata de mera expectativa de aprendizagem, mas de algo que precisa ser alcançado por todos, com as estratégias políticas e pedagógicas adequadas. (Verbetes associados: Compreensão leitora, Fala, Gêneros do discurso, Gêneros e tipos textuais, Leitura , Oralidade, Reconto, Texto)

Este trecho considera a aquisição da escrita, ou seja, o domínio da escrita como:

- Um direito político-pedagógico que todos devem conquistar.

18) Analise a seguinte situação: Uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental afirma ensinar gramática partindo de textos. Assim, propõe exercícios como os seguintes: "Retire dois substantivos do texto e classifique-os"; "Copie dois artigos definidos e dois indefinidos" ; "Passe as palavras grifadas no texto para o plural” dentre outros. Em relação a esta situação, está CORRETO afirmar que:

- Mesmo partindo do texto, a professora não propõe um ensino reflexivo da língua materna, mas sim exercícios mecânicos gramaticais

19) O trabalho com a língua portuguesa sempre foi motivo de divergências, discussões e de problematização acerca dos conceitos, normas e práticas que devem ser estabelecidos como fundamentais no exercício de interação da língua e de seu aprendizado em sala de aula. Isso acontece por que:

- Para trabalharmos a gramática na sala de aula é importante conhecermos os conceitos de língua e linguagem.

20) A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:

- Apenas I e III.

21) A linguagem se manifesta por diferentes meios (simbólico, visual, gestual, etc.). Assim, a linguagem pode ser verbal ou não verbal. De acordo com o que foi estudado na disciplina, encontramos exemplo de linguagem verbal:

- Na fala e na escrita.

22) Assinale a opção cuja sequência de conceitos se relaciona, respectivamente, às definições elencadas no quadro abaixo.

I - É a execução pelo indivíduo das potencialidades da língua.

II - Faculdade que o homem tem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais convencionados.

III - Toda ação humana, na natureza e/ou com a natureza.

IV - Conjunto complexo de processos comunicativos captados pelos sentidos.

V - Qualquer sistema de sinais que o homem utiliza para se comunicar.

VI - É um ato individual de vontade e inteligência.

- Fala, língua, cultura, linguagem, linguagem, fala

23) Primeiramente, para os seres humanos se comunicarem eles se valeram de recursos diversos, como por exemplo:

- Desenhos, gestos, expressões faciais e corporais e sons.

24) Sobre a concepção de língua discutida pelos documentos oficias brasileiros para o trabalho com o ensino da língua materna, considere as seguintes afirmações:

I. A língua é um conjunto aberto e múltiplo de práticas sociointeracionais, orais ou escritas desenvolvidas por sujeitos historicamente situados.

II. Ensinar português é oferecer ao aluno a oportunidade de amadurecer e ampliar o domínio que já tem das práticas de linguagem.

III. A língua é um instrumento de comunicação e expressão sem realidade social concreta.

IV. A língua tem vida própria, desprega da dinâmica das relações sócias, dos movimentos da história.

- Somente as afirmativas I e II são verdadeiras

25) Atualmente, considera-se que o trabalho com a produção de textos em diferentes gêneros discursivos amplia a capacidade produtiva dos alunos, melhora sua capacidade linguística e proporciona uma visão de mundo mais ampla e crítica. O que NÃO está de acordo com essa nova visão acerca do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa?

- A produção discursiva na escola serve apenas como processo de avaliação e de atividades escolarizadas e não precisam produzir discursos.

26) Como afirma Vygotsky (1987): "O pensamento não é simplesmente expresso em palavras; é por meio delas que ele passa a existir".

Na prática pedagógica, é fundamental a seleção de alguns conteúdos visando ao desenvolvimento da linguagem oral. São eles:

I. os gêneros discursivos e suas características constitutivas;

II. o estudo do contexto de produção dos discursos;

III. as estratégias e procedimentos utilizados na produção e na escuta dos discursos;

IV. o trabalho com a linguagem oral, que dispensa planejamento - o importante é a criança expressar-se livremente.

São consideradas corretos os itens:

- I, II, III, somente.

27) Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relação entre o texto que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. (BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1º a 4º séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997)

Um texto não é uma soma arbitrária de palavras ou frases, mas um todo coeso, coerente e estruturado, isto é, um conjunto de elementos interligados de acordo com uma sequência e com as regras gramaticais da língua portuguesa. Os elementos discursivos, como afirma o texto, exercem várias funções, EXCETO:

- Estabelecimento de conexão com os conhecimentos prévios do leitor e com outros textos.

28) Sabe-se que as atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (autor e leitor) mediada pelo texto. Com relação à construção do sentido do texto, pode-se afirmar que:

- O leitor leva para os novos textos que toma contato toda a gama de experiências que tem de outros textos, além de suas vivências.

29) A gramática reflexiva é:

- Uma forma de ensinar gramática que leva o aluno a intuir os fatos ou regras gramaticais a partir de atividades dirigidas e do uso da língua em textos e em situações de comunicação.

30) Todo educador precisa compreender o significado das expressões "mundo da leitura e a leitura do mundo". Do ponto de vista educacional, estas expressões significam que:

- A leitura tem um mundo próprio com seus autores e textos; a leitura do mundo significa decodificar tudo ao nosso redor, seja texto ou não.

31) Antônio aprendeu a ler recentemente e fica muito orgulhoso quando os pais elogiam sua leitura em voz alta. Quando perguntam se sabe o que está lendo, diz que nem sempre, porque o que ele conhece é a decodificação das letras e das sílabas. Em relação à leitura de Antônio, afirmamos:

- Ele está apto para uma das etapas que compõem o processo de leitura: a decodificação.

32) Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e a outra parte, que é:  

- O significado (o conceito, o que a palavra quer dizer).

33) Observe os trechos abaixo, retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (3º e 4º ciclos):

I. "Linguagem aqui se entende (...) como ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diversos grupos de uma sociedade nos distintos momentos da sua história." (pág. 6).

II. "A linguagem é uma atividade humana, processo de interlocução no qual as pessoas se constituem e através do qual sentimentos, opiniões, valores e preconceitos são veiculados." (pág. 31)

Essas passagens refletem uma noção de língua:

- Como atividade dialógica, social e histórica.

34) Entre os objetivos do ensino de língua materna, está a ampliação da capacidade de reconhecer certos fenômenos linguísticos e de refletir a seu respeito. Na abordagem da norma padrão, que estratégia metodológica se relaciona com o objetivo de ensino referido?

- Comparar as variedades linguísticas quanto à sua estrutura e à eficácia comunicativa.

35) Com base no que foi estudado em sala de aula, assinale a alternativa que não seja uma variação linguística:

- Variação objetiva.

36) Quanto aos fenômenos de variação linguística, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa preceituam que:

- Não basta uma mudança de atitudes; a escola precisa cuidar para que não se reproduza em seu espaço a discriminação linguística.

37) A Psicolinguística aborda várias teorias para explicar como a criança adquire a linguagem. Dentre elas, destacam-se o Behaviorismo, Inatismo, Cognotivismo construtivista e a Sociointeracionista. Considerando essas teorias de aquisição da linguagem, explique no que se refere à atuação do professor. 

- Ao adotar a teoria do Cognotivismo construtivista ou Sociointeracionista, o professor propõe atividades que possibilitam a reflexão do aluno sobre o conhecimento que já construiu sobre a língua.

38) O objetivo do ensino da língua portuguesa é:

- Formar cidadãos com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização da sua língua materna nas várias situações de vida (formal e informal).

39) Complete a frase a seguir: Atualmente, ainda encontramos vários estudantes que afirmam: "a língua portuguesa é muito difícil". Esse conceito perdura como um mito porque:

- Muitos professores priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita, não levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.

40) Leia, com atenção, o trecho abaixo extraído de um encarte colecionável sobre Língua Portuguesa:

A Gramática é a disciplina que orienta e regula o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios: o exemplo de bons escritores, a lógica, a tradição ou o bom senso. A matéria-prima dessa disciplina é o sistema de normas que dá estrutura a uma língua. São essas normas que definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente é preciso estudar a Gramática. A tarefa não é das mais simples: as regras são muitas e nem sempre precisas. Sendo um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não existe uma norma culta e toda pessoa deve conhecê-la e dominá-la, mesmo que seja para propor modificações. Quem desconhece a norma culta tem um acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.

(In: Help! Língua Portuguesa, Diário Catarinense, p. 62)

No quadro das discussões do trecho acima, considera-se que o ensino de língua portuguesa deve assumir a seguinte orientação:

- Uma das funções da escola é possibilitar o domínio do padrão escrito. Portanto, uma das primeiras tarefas da escola, do ponto de vista do ensino da gramática, é ampliar o domínio de recursos linguísticos por parte do aluno.

41) Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam: A questão não é falar certo ou errado e sim saber que forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas. É saber coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê-lo, considerando a quem e por que se diz determinada coisa. É saber, portanto, quais variedades e registros da língua oral são pertinentes em função da intenção comunicativa, do contexto e dos interlocutores a quem o texto se dirige. (PCN ¿ L.P.,1997, p. 26) . Entende-se nesse trecho que deve-se ensinar:

- O aluno a compreender melhor a sociedade em que vive, o que ela espera de cada um linguisticamente e o que podemos fazer usando as variações linguísticas do português.

42) Podemos dizer que o " falar diferente":

- Constitui um " mito" na Língua portuguesa, uma vez que esta possui vários registros orais, dependendo da localidade onde se está inserido.

43) Segundo Cagliari (2003): "Todo falante nativo usa sua língua conforme as regras próprias de seu dialeto, espelho da comunidade linguística a que está ligado". Sendo assim, é correto afirmar que:

- Cada falante constrói e segue as regras próprias de sua comunidade linguística.

44) (ENADE 2008) Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.

A postura da professora demonstra que ela sabe que:

- As variações da língua falada têm significados afetivos e culturais. No que tange a língua falada é preciso aplicar o conceito do "diferente", não o conceito de "certo e errado"

45) Até quando?

Não adianta olhar pro céu

Com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer

E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão

Virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus

Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

- Gabriel, o pensador.

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:

- Espontaneidade pelo uso de linguagem coloquial.

46) Escreva V para verdadeiro e F para falso dentro dos parênteses e depois assinale a alternativa correspondente a sua resposta.

(V) "Bah!, hoje fui à padaria comprar um cacetinho; mas como tá caro, tchê!" - Esta oração exemplifica a variante linguística regional.

(F) "Data Venia, meritíssimo, há de se considerar que o réu não deve ser julgado por seus crimes-fins" - Esta oração exemplifica uma variação linguística voltada ao regionalismo.

(V)  "Mano, a fofoca da vizinha deu maió treta" - Nesta oração constam gírias, consideradas variantes linguísticas socioculturais.

(F)  "Moiçolas vestidas de branco, bailavam pelo salão de festas a comemorar suas doces primaveras de 15 anos" - Nesta oração constam variantes linguísticas de gênero.

(V) "Esta cardiopatia parece-me grave, pois o ventríloquo esquerdo cardíaco está entupido" - Nesta oração constata-se a variação linguística condicionada à fala técnica de um grupo profissional.

47) A percepção dos gêneros discursivos facilita não apenas a leitura dos textos, mas também a escrita. Os gêneros dinamizam a língua, pois se adaptam à inovação das ferramentas tecnológicas e à criação de novas plataformas de comunicação.

Sendo assim, é correto afirmar:

- A proposta de leitura deve levantar os objetivos do gênero do texto para que o leitor possa orientar a sua interpretação de acordo com a intenção do autor.

48) De acordo com os PCNs, qual seria o objetivo do trabalho com a leitura:

- A formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores.

49) Que tipo textual predomina no texto a seguir?

"Era um homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha, em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava ainda mais."

- Descritivo.

50) Que tipo textual predomina no texto a seguir?

"Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)". (Dalton Trevisan - Uma vela para Dario).

- Narrativo.

51) (GANZAROLI - 2019 - Prefeitura de Bonópolis - GO - Professor ¿ Pedagogo - ADAPTADA)

Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura de um texto, são as inferências que fizemos durante a sua leitura. Quando decoramos um texto, sem tentar procurar um sentido global, isto é, sem fazer as inferências necessárias, esquecemos o conteúdo quase que imediatamente [...]l, sem que o material percebido sequer pareça ter entrado na consciência (Lopes, et.al. Escola ativa (2010).)

 O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo através de estratégias de leitura que são: Decodificação; Inferência; Antecipação; Seleção; Verificação

Defina a estratégia de Inferência.

- Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação. As estratégias são um recurso para construir significado enquanto se lê. Estratégias de seleção possibilitam ao leitor se ater apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes; de antecipação permitem supor o que ainda está por vir; de inferência permitem captar o que não está dito explicitamente no texto e de verificação tornam possível o ¿controle¿ sobre a eficácia ou não das demais estratégias.  (CONTEÚDO ONLINE)

52) A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de  construção do significado do texto. Considere as estratégias apresentadas por meio de afirmativas.

  1. A estratégia de seleção possibilita ao leitor se ater apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
  2. A estratégia de antecipação permite supor o que ainda está por vir na leitura do texto.
  3. A estratégia de inferência permite captar o que não está dito explicitamente no texto.
  4. A estratégia de verificação torna possível o ¿controle¿ sobre a eficácia ou não das demais estratégias.

São corretas as afirmativas:

- Todas as afirmativas estão corretas.

53) Podemos afirmar que a estratégia de leitura que, além de ser uma possibilidade de leitura interativa, prioriza as capacidades de fazer predições e levantar hipóteses acerca do conteúdo do texto que está sendo lido, é a estratégia de:

- Pausa protocolada

54) A leitura fluente envolve uma série de estratégias, que são um recurso para construir significado enquanto se lê.  Sendo assim, indique a estratégia que possibilita ao leitor se ater apenas os índices úteis, desprezando os irrelevantes.

- Seleção.

55) Leitor é "aquele que lê ou que tem o hábito da ler, ledor". Dicionário Aurélio escolar da Língua portuguesa (2005, p.540). Diante da definição podemos concluir que:

- A prática da leitura deve tornar-se efetivamente uma presença constante na vida de todo e qualquer indivíduo.

56) (Concurso Professor- Feira de Santana- BA-2018) Luria (1989, p.102) afirma que ¿[...] a criança não é um adulto em miniatura. Ela modela sua própria cultura primitiva; embora não possua a arte da escrita, ainda assim escreve, e ainda que não possa contar, ela conta¿. A partir dessa observação realizada pelo autor, é possível afirmar que o processo de leitura e escrita ocorre de qual forma?

- O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre em todos os contextos sociais por meio de suas vivências e para que seja formalizado no ambiente escolar, em todos os contextos, é necessário que ocorra a mediação

57) Dizer que todo texto, como ato de comunicação, não possui aleatoriedade é dizer que todo texto pressupõe:

- Intenções por parte de quem o produziu.

58) Quando o texto se mostra com termos concatenados gramaticalmente e se percebe uma distinta arrumação das palavras. A tal particularidade dá-se o nome de:

- Coesão.

59) Leia o fragmento a seguir: "...lembremos que um texto é um produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a alguém." (João Wanderley Geraldi, 1993)

Levando-se em conta a definição acima, pode-se afirmar que o professor, ao propor a produção de um texto, deve considerar que:

- É fundamental a existência de um destinatário, real ou imaginário.

60) Vários pesquisadores que se dedicam ao tema do ensino de redação têm defendido que a produção textual não pode se reduzir a uma atividade escolar, desconectada das situações reais de comunicação e estranha aos textos que circulam na sociedade. Insistem que os objetivos da produção textual na escola não é simplesmente apontar os eventuais erros do alunos na ortografia ou na utilização das regas gramaticais. Assim, de acordo com essa defesa dos pesquisadores e estudiosos do assunto, a prática de redação em ambiente escolar deveria estar voltada para:

- A produção textual na escola não pode se reduzir a uma atividade escolar, desconectada das situações reais de comunicação e estranha aos textos que circulam na sociedade, portanto deve abranger outras esferas da comunicação humana.

61) Leia a produção de texto a seguir: Era uma vez uma menina que gostava de caqui. Ela achava o caqui muito saboroso. O caqui achava horroroso se outra fruta ficava podre. E a fruta era muito gostosa. Quando a menina lavava o caqui ela achava que estava muito chuvoso. (Mary A. Kato (org.). A concepção da escrita pela criança, 1992)

Há aspectos a revisar e reescrever no texto do aluno, em especial:

- A incoerência entre as partes do texto e entre o texto e o mundo.

62) Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear "da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa" hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões. (MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007).

No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque... 

- Porque é o leitor que constrói a versão final do texto.

63) Faça a correspondência de acordo com a conceituação de gramática:

1.Gramática como disciplina escolar

2. Gramática da Norma Culta

3. Gramática Internalizada

4. Gramática como livro

5. Gramática como objeto de estudo

(4) Livros que estudam a gramática

(1) Aula de gramática

(5) Funcionamento das regras

(3) Saber intuitivo

(2) Tradicional, funcionalista

64) Leia o poema e o explique:

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular como um paradigma da primeira conjugação. Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto. Casou com uma regência. Foi infeliz. Era possessivo como um pronome. E ela era bitransitiva. Tentou ir para os EUA. Não deu. Acharam um artigo em sua bagagem. A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva, o tempo todo. Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Paulo Leminsky

- O poeta mostra a dificuldade de relacionamento com a gramática.

65) Partindo da concepção de que cada aluno já possui uma gramática internalizada ao ingressar na escola, é correto afirmar que:

- O aluno deve desenvolver a sua competência comunicativa de tal modo que possa utilizar da melhor maneira possível a sua língua em todas as situações de fala e escrita.

66) Texto I

O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na "língua brasileira", refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio? (ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).)

Texto II

Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular; pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época. (REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.)

Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:

- O primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro.

67) Leia a explicação dada pela Professora Regina: A língua não deve ser "ensinada" no seu sentido normativo, gramatical, mas sim, deve-se dimensionar o seu aprendizado a partir de uma exposição constante de dados significativos da fala e da escrita em suas mais diversas situações e especificidades.

Explique a posição do professor em relação ao ensino da língua é:

- Fazer uso da gramática como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em situações mais formais, como por exemplo, a linguagem técnica e a científica.

68) Na disciplina de português, na 5ª serie, em uma aula, a professora propôs exercícios de ortografia, extraídos do livro didático. A proposta é a elaboração de frases com as palavras viagem (substantivo) e viajem (verbo). A professora deve:

- Dar explicações de como e por que cada uma dessas palavras se inserem em categorias gramaticais diferentes.

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