1) Buscar
a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as
mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam
evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola,
essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
- faz com
que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na
sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e,
por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.
2) Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma
amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:
- Espaço
4) O resultado do Censo de 2010 mostrou que 84,4% dos
brasileiros vivem em cidade. As duas cidades brasileiras mais populosas são:
- São
Paulo e Rio de Janeiro;
5) Analisando
a organização espacial, quando a professora coloca os alunos arrumados com as
carteiras em um grande círculo, a atividade que mais se adequa é:
- Debater
um assunto
6) Para o desenvolvimento do conceito de trabalho é
necessário que os alunos do primeiro segmento do ensino fundamental conheçam o
processo produtivo desde a sua origem até o consumo. Para isso é necessário a
compreensão de três conceitos fundamentais: (Memorização)
- Produção,
comércio e prestação de serviços.
7) Sobre
os povos indígenas no Brasil, pode-se afirmar: I. Eles viviam em aldeias
formadas por grandes casas, cada uma delas habitada por dezenas de pessoas
ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não tivessem chefes formais, os
seus grandes guerreiros detinham um enorme prestígio, o que lhes permitia
alguns privilégios, como o de possuírem várias esposas. II. Alguns desses
povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram grande resistência à
colonização portuguesa, enquanto outros, como os Tupiniquim de São Paulo,
apoiaram os europeus em suas guerras contra outros povos tupis. Os portugueses
utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios como arma de conquista.
III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples, baseada no cultivo de
plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos animais, como cabras e
galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde a produção era
armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários. Está(ão) correta(s) apenas:
- I e II
8) A INTERAÇÃO É UM FATOR FUNDAMENTAL PARA:
- a criação de vínculos, aprendizagem e integração
das crianças.
9) No tempo da bolacha Maria Eu cresci no tempo
antigo, antes da televisão, da geladeira, dos supermercados e das guloseimas
sofisticadas de hoje. Na minha infância, comia-se bem, mas a variedade era
pouca. (...) Para comprar na venda (para os jovens: venda é o antepassado do
supermercado), havia balas azedinhas e balas de coco queimados, mata-fomes (uma
bolacha grosseira, feita por padeiro), e a bolacha Maria. (Extraído de KLUEGER,
2002.) O trabalho pedagógico no ensino de História, a partir do depoimento acima,
pode atender ao seguinte objetivo:
- Compreender
as transformações no padrão de alimentação da sociedade brasileira,
associando-as ao aumento da produção em série e da sociedade do consumo;
10) Tem como objetivo analisar o aluno ao final de um
período mais longo (bimestre, semestre ou ano) incidindo sobre uma amostragem
significativa dos objetivos propostos. Os aspectos significativos dessa
avaliação são os resultados da aprendizagem baseada nos objetivos. Esse
conceito se refere a qual tipo de avaliação em História:
- Avaliação
somativa. Tem como objetivo analisar o aluno ao final de um período mais
longo (bimestre, semestre ou ano) incidindo sobre uma amostragem significativa
dos objetivos propostos. Os aspectos significativos dessa avaliação são os
resultados da aprendizagem baseada nos objetivos.
11) A abordagem positivista do ensino da História
implicou numa metodologia fundamentada na:
- Aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes
passivos e contemplativos;
12) Talvez muito da indiferença que se nota
atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do
passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da
atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a
ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão
que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco
Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No
texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História,
que:
- os estudos da História Política precisam retornar,
para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
13)
Coloque
V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa
que contém a sequência correta.
(F) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem
produzidas pelo homem.
(V) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao
contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.
(V) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia
Tradicional.
(V) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada
pelo poder e sem conteúdo social.
(F) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.
14) Infelizmente a maior parte da literatura dedicada
ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e
especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social
surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que
compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e
defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos
falando sobre duas concepções respectivamente:
- Positivismo e marxismo.
15) A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA
remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
- Descrever e informar o conteúdo geográfico.
16) Sobre a linha do tempo do ensino de
geografia no Brasil, podemos afirmar:
- Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi
a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital,
elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu
novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e
econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.
17) Ler o mundo é entender a realidade, é decifrar
seus códigos, é traduzir, através dos conceitos, o mundo vivido. A realidade
social é o conteúdo da Geografia e da História. A partir desse princípio cabe a
escola:
- Possibilitar uma leitura crítica da realidade,
levando a criança a compreender a sociedade em que está inserida.
18) Sobre o conhecimento Histórico podemos afirmar
que:
- O primeiro objetivo do conhecimento histórico é
compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das
relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e
espaços.
19) O diversificado conjunto de conhecimentos que
atravessa a Geografia escolar permite articulá-los a outros componentes
curriculares. Neste sentido, um professor de Geografia planeja (para uma semana
de aulas) trabalhar com a ideia de pobreza e miséria como imagens que dominam o
cotidiano. Nesse sentido, o diálogo com outras disciplinas se faz necessário,
sendo a principal disciplina que promove tal interdisciplinaridade é a:
- Sociologia.
20) Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte
proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os
moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles
enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário
simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade
corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
- Ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo
local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
21) A História é definida por Marc Bloch como o
estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da
disciplina História:
- O ensino da História tem por objetivo compreender e
interpretar as várias versões de um determinado acontecimento. A História é o
estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a
História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analise de um
determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras
ciências como a Geografia, Economia, Politica etc.
22) Uma professora da rede pública municipal, levou
às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos
assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos
municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:
- Identificar as relações de poder estabelecidas
entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais,
em diferentes tempos;
23) Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental realizou
uma aula passeio. Caminhou com os seus
alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto
alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo indicado pelos Parâmetros Curriculares
(Geografia 1997) e apresentado nas opções, ela atendeu de modo mais completo,
com essa atividade?
- Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se
encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a
transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
24) Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o
documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de
retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do
"sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em
seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal.
(Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala
de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que:
- Uma das tarefas do ensino de História é a de
compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
25) A ciência História, ao longo de sua existência,
foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela
giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanências
ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é
antes de mais nada definida como:
- Ciência que estuda os seres humanos no tempo,
privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
26)
No decorrer da nossa vida, é comum nos relacionarmos
com pessoas diversas, entrando e saindo de grupos distintos, seja por vontade
própria ou mesmo por circunstâncias que acabam nos levando por um caminho ao
invés de outro. Dessa forma, é comum entrarmos e sairmos de vários grupos
sociais, que são determinantes para a nossa formação enquanto seres humanos,
influenciando na nossa educação, na nossa visão política, nos nossos valores,
nos nossos desejos e nas nossas preferências. Logo, podemos afirmar que:
I - Para
estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado
como tal pelos seus membros e pelos não membros.
II - O
grupo tem normas de conduta (muitas vezes não escritas) influenciadoras do modo
como os papéis são desempenhados.
III- Os
grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições
relativas entre si que se relacionam.
Está
correto:
- I-II e III (todas alternativas estão corretas).
27) Em um estudo sobre os profissionais da escola as
crianças do 3º ano fizeram entrevistas. Dentre várias perguntas havia a
seguinte: Qual o resultado do seu trabalho para a escola? Com essa questão as
crianças procuravam identificar do grupo escola:
- A importância do trabalho desempenhado na escola.
28) A História põe em destaque o conteúdo social da
vida dos homens, criando condições para a compreensão das diferenças entre as
sociedades humanas (continue):
- Ciência humana que estuda o homem em sociedade
através do tempo.
29) Dentre os conceitos trabalhados na história temos
o de cidadania. Cidadania é entendida como:
- cidadania é a valorização de si mesmo como sujeito
responsável da História, respeitando as diferenças culturais, étnicas,
religiosas, políticas, é a busca de soluções para os problemas detectados na
sociedade.
30) "Todos nós fazemos história, mesmo quando
não detemos o saber formal e teórico, e conhecê-la é uma forma de intervir na que
já existe, provocando as mudanças necessárias". Essa forma de pensar a
História representa principalmente, a inclusão:
- Do povo trabalhador que produz a riqueza.
31) Leia os trechos do poema de Cecília Meireles
"Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar.
Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre,
Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e
espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais
Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro
identificada como o período da:
- Mineração do ouro com o uso da mão de obra dos
negros escravos.
32) Trabalhando com o esquema corporal e com a
lateralidade, a criança, ao entrar na escola já utiliza e expressa através do
tato e de diversas formas de linguagem as relações espaciais de vizinhança
(topológicas). São elas:
- Dentro, fora, ao lado.
33) Sobre as relações Projetivas (em cima, embaixo,
na frente, atrás, direita, esquerda, norte, sul, leste, oeste, nordeste,
sudeste, sudoeste, noroeste) podemos afirmar que são:
- Aquelas
que variam conforme o ponto de referência do observador:
34)
O espaço geográfico e sua representação,
discutido pelas autoras ALMEIDA E PASSINI (2008), tem por objetivo analisar a
importância da construção da noção e domínio espaciais no contexto escolar,
assim como salientar para a importância da leitura de mapas. Assinale como
verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas pontuadas pelas autoras:
(V) A construção da noção de espaço pela criança se dá por meio de
um processo psicossocial no qual ela elabora conceitos espaciais através de sua
ação e interação em seu meio.
(F) Os conteúdos específicos da disciplina geografia devem-se
valer dos conceitos espaciais, portanto não há necessidade de referi-los à
prática social em que se inserem.
(V) As autoras apresentam uma trajetória de ensino que se inicia
com a apreensão espacial do próprio corpo, finalizando com uma adequada leitura
e eficiente elaboração de mapas por parte dos alunos.
(V) As primeiras relações espaciais que a criança estabelece são
chamadas de relações topológicas elementares. São consideradas relações
espaciais que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais
elementares.
Com base nas
alternativas acima, selecione a sequência correta, de cima para baixo:
35) Segundo o PCN, no desenvolvimento do aprendizado
de Geografia a cartografia se torna um instrumento fundamental para a leitura
do espaço. Nesta perspectiva, o que é ler mapas?
- Significa dominar o sistema semiótico da linguagem
cartográfica.
36) No ensino da Geografia nas séries iniciais, os
desenhos podem servir para aferir na criança a aquisição da linguagem
gráfica/cartográfica e as noções a ela associados, como, por exemplo:
- Representação, perspectiva, localização, escala e
organização estruturação do espaço.
37) Em um jogo de localização na aula de Geografia,
um aluno perguntou ao outro: Se eu estiver no centro do estado do Amazonas e
quiser ir para o centro do estado do Pará, me direcionarei no sentido:
- Leste.
38) Sobre as categorias de analise espacial, espaço
na concepção da criança e a teoria da psicogênese é correto afirmar.
I - A etapa do espaço vivido (0 a 2 anos). O espaço
vivido é o espaço físico. A criança vivência este espaço a partir do movimento,
da locomoção
II - Sobre o espaço percebido a criança nesse momento
percebe o espaço sem ter que experimentá-lo biologicamente, como no espaço
vivido. Inicia-se aqui uma etapa que a criança descobre que não só mais o aqui,
o ali e la como referência espacial.
III - O lugar enquanto espaço vivido, percebido, dar
relações sociais, cultuais, sentimento de pertencimento, carregado de
significados.
- O debate em questão sobre as categorias de analise
espacial e sua proposta metodológica remete a compreensão da dimensão espacial
interligada com a psicogênese. Portanto criando possibilidades de reflexões de
competências e habilidades nas prática ou ações pedagógicas. As alternativas I,
II e III estão corretas pois todas essas alternativas condiz com o debate sobre
as categorias associada a psicogênese do espaço vivido, percebido e concebido.
39) Em uma Escola de Ensino Fundamental uma
professora, de uma turma do terceiro ano, iniciará atividades para trabalhar o
conceito de representação cartográfica. Considerando as situações que contribuem
para a construção do conceito em foco, analise as atividades apresentadas a
seguir:
I - Os alunos devem trazer de casa uma foto em uma
determinada idade. Então, deverão ordená-las por tamanhos, formas e posições,
analisando as diferenças e semelhanças entre elas.
II - A professora apresenta quatro fotos de uma casa
em tamanhos diferentes e pede para que as reproduzam sob diferentes pontos de
vista.
III - Os alunos desenham uma paisagem a partir de
elementos comuns que a professora indica. Ao final, criam uma simbologia única
para cada elemento.
IV - Os alunos elaboram conceitos sobre a paisagem e
depois visitam o local para verificar a realidade, aproximando teoria e
prática.
As atividades que a professora deve trabalhar estão
descritas APENAS nos itens:
- II, III e IV
40) 12/04/1961-Um homem de 27 anos, pai de dois filhos,
viveu uma hora e 48 minutos, no espaço. Seu nome é Yuri Gagarin, um mecânico
metalúrgico, lançado ao espaço pela nave soviética VosTok. Nesse mesmo ano, em
18/08, Berlim, foi dividida por um muro surgindo o lado Berlim ocidental e o
lado Berlim oriental. Esses dois fatos, em relação a data que foram
apresentados, podem ser considerados como:
- Simultâneos, nos anos 60, do século XX.
41) Sobre a construção da noção de tempo com a
criança podemos afirmar que:
- É um processo lento e gradual que requer uma
ativação rica de estímulos.
42) Quando a criança afirma que: É MAIS VELHO QUEM É
MAIS ALTO OU CORREU MAIS TEMPO, QUEM FOI MAIS LONGE, está se apoiando, para
calcular o tempo na percepção:
- Espacial.
43) Uma professora de 3º ano conta para seus alunos a
história da Chapeuzinho Vermelho e depois pede a eles que numerem as figuras da
história conforme os fatos ocorreram. Ao realizar esta atividade a professora
está contribuindo para a construção de qual noção temporal?
- Ordem e sucessão.
44) Sobre a produção do conhecimento
histórico é correto afirmar:
- As ideias devem ser analisadas a partir da
compreensão do modo de produção (economia) que caracteriza um momento histórico
de uma sociedade, o que não implica que elas (as ideias) estejam sempre em
consonância com a ordem vigente.
45) Quando se pergunta aos alunos - QUEM DEMOROU MAIS
A MERENDAR, CARLOS OU PAULA? - estamos estudando:
- A comparação das durações.
46) Em uma turma de Educação Infantil havia
dois irmãos gêmeos de 4 anos: o Eric e o Tomás.
A professora pergunta ao Eric:
- Quem nasceu primeiro?
Eric responde:
- O Tomás nasceu primeiro e depois eu.
A professora pergunta:
-E quem é mais velho?
Eric responde:
- Eu, porque sou mais alto que o Tomás.
Nesse exemplo constatamos
que, segundo Piaget, o Eric está em relação a construção do conceito de tempo, no
estágio:
- Intuitivo ou pré-operacional, no qual as intuições
temporais estão ligadas ao egocentrismo.
47) Sobre Tempo, Cronologia e Temporalidade, na
disciplina de História, pode-se afirmar:
- O Tempo tem sido tomado como categoria fundamental
em propostas curriculares de História.
48) Em uma entrevista sobre profissões, os alunos da
turma do 3º ano do Ensino Fundamental, conversaram com um mecânico da fábrica
da Fiat. A profissão que ele exerce pertence ao setor:
- Produção- porque constrói um produto.
49) Na ciência História, como é definido o conceito
de Trabalho:
- Modo de sustentação e autopreservação do gênero
humano, que se manifesta nas transformações realizadas pelo homem à natureza e
as formações sociais e culturais historicamente construídas.
50) No primeiro segmento do Ensino fundamental é
importantes que a criança reconheça além do processo do trabalho, a relação do
trabalhador com o produto que ele elabora e a divisão dos elementos envolvidos
no processo da produção, que chamamos de:
- Cooperação.
51) A expansão da produção capitalista, nos três
primeiros quartos do século XX, esteve assentada principalmente no modelo de
organização fordista. A partir dos anos 1970, esse modelo sofreu significativas
alterações, decorrentes da dificuldade em enfrentar, através de ganhos de
produtividade, a crise que atingiu o sistema capitalista. Impôs-se ao universo
da produção a necessidade de profunda reestruturação econômica, expressa pela
introdução de novas tecnologias, flexibilidade dos processos de trabalho, dos
mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo. Tais mudanças
foram vistas por alguns como ruptura e, por outros, como continuidade do modelo
fordista. De qualquer maneira, o mundo do trabalho real do século XXI já não é
mais o mesmo. Sobre os impactos concretos que afetaram a produção e o trabalho
no Brasil, no quadro das transformações comentadas no texto, é correto afirmar
que houve:
- Expansão de formas alternativas de organização do trabalho
(trabalho informal, doméstico, temporário, por hora e subcontratação) em
detrimento do assalariamento tradicional.
52) "No tempo em que os sindicatos eram fortes,
os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de
produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas
um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence
a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários
estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por
seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa.
[...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das
fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria."
(SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.) No texto, o
autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo
Mcjobs "McEmprego", comuns em empresas fast-food. Explique as características
desse tipo de emprego:
- Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má
remuneração do trabalho e alta rotatividade.
53) A enorme capacidade de assimilação, faz com que
em nossa cultura, exista uma forma pessoal, podemos dizer, de se expressar.
Recebemos as influências, as elaboramos, e logo as devolvemos. Isso é
demonstrado na nossa arte (barroco, bossa nova e outros). A essa característica
cultural chamamos de:
- Dinâmica.
54) A cultura em seu sentido antropológico significa
o conjunto de criações materiais e imateriais de um grupo social ou povo ou
civilização sobre o trabalho em sala de aula. Ao discutir com os alunos a
necessidade de se criar um novo modelo de vida no qual o consumo seja repensado
e a natureza seja mais respeitada, temos como objetivo caracterizar a cultura
como
- Mediação entre o homem e a natureza.
55) O termo cultura refere-se:
- Ao conjunto de criações de um grupo ou povo.
56) Sobre os povos indígenas no Brasil, pode-se
afirmar: I. Eles viviam em aldeias formadas por grandes casas, cada uma delas
habitada por dezenas de pessoas ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não
tivessem chefes formais, os seus grandes guerreiros detinham um enorme
prestígio, o que lhes permitia alguns privilégios, como o de possuírem várias
esposas. II. Alguns desses povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram
grande resistência à colonização portuguesa, enquanto outros, como os
Tupiniquim de São Paulo, apoiaram os europeus em suas guerras contra outros
povos tupis. Os portugueses utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios
como arma de conquista. III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples,
baseada no cultivo de plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos
animais, como cabras e galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde
a produção era armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários. Está(ão)
correta(s) apenas:
- I e II.
57) Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio.
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio teria despido
O português.
(Oswald de Andrade, 1925)
Essa poesia permite o
professor discutir o encontro de culturas ocorrido a partir da
chegada dos portugueses ao Brasil. Nessa análise é fundamental destacar a:
- Relação de poder entre os povos dominante e dominado
no ato de " vestir e despir".
58) Uma professora pediu a turma para avaliar a
opinião de um aluno que considerou o trabalho de observação da rua da escola,
como um programa de índio. Isso foi importante porque essa expressão refere-se
a:
- Um preconceito à cultura indígena.
59) PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE
TEM NECESSIDADES E PODE MANIFESTÁ-LAS ORALMENTE É FUNDAMENTAL QUE DESDE OS
PRIMEIROS ANOS DE VIDA:
- Suas manifestações sejam interpretadas pelos
adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e
significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto,
vocalização, balbucio, palavra).
60) A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO
TEM DE:
- Gerar novas ideias ou ações, independentemente de
sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
61) Freinet afirma que para se chegar mais facilmente
à aprendizagem é preciso:
- Considerar a cooperação e o trabalho produtivo como
fundamentais.
62) Quando pensamos no significado da expressão
"Brincadeira é coisa séria " e a relacionamos com os jogos
pedagógicos e a construção do conhecimento, constatamos que:
- A atividade é necessária ao desenvolvimento da
criança, porque determina a sua organização interna e a adaptação ao meio.
63)
Piaget classificou os conhecimentos em três tipos, de
acordo com a origem e o modo de estruturação de cada um: conhecimento físico,
conhecimento lógico-matemático e conhecimento social. Complete as lacunas:
O
conhecimento social, é o convencional , _arbitrário__,
determinado pelo __grupo__. Como exemplos temos o nome das coisas e
as regras de trânsito.
64) Relacione corretamente os importantes teóricos do
campo educacional com suas e teorias sobre o processo de aprendizagem das
crianças.
- 1.Construtivismo - Jean Piaget: Sustenta em sua
Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por
estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas
ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 2. Sociointeracionismo -
Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os
pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em
seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento
mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual 3. Pedagogia do
Trabalho - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos
processos educacionais
65) O construtivismo possui vários pressupostos:
- O pensamento é construído a partir de contradições,
da necessidade de argumentação. A grande contribuição do Construtivismo,
pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias
construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece
de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar
possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações
problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada
aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de
pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumentação.
66) SEGUNDO PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É:
- A capacidade de responder a estímulos propostos.
67) Encontramos a seguinte formulação no PCN de
História para o Ensino Fundamental: ¿Espera-se que, ao longo do ensino
fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade,
posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente¿ (PCN,1997, p. 41). Qual o
objetivo geral de História para o ensino fundamental, formulado no PCN, para
atender essa preocupação?
- Questionar sua realidade, identificando alguns de
seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo
formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade
civil.
68)
Sobre as
contribuições didáticas e pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais
para o Ensino de Geografia, analise as informações a seguir:
I) Os PCNs sugerem
a utilização de múltiplos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem;
II) Os PCNs
recomendam um afastamento da Geografia das teóricas categorias de análise do
espaço (Espaço, Lugar, Paisagem, Território);
III) Os
PCNs dão ao professor uma maior flexibilidade curricular do ponto de vista da
ordem dos conteúdos a serem ministrados;
IV) Os PCNs
propõem o trabalho por eixos temáticos de conteúdos.
Estão
corretas apenas:
-
I, III e IV.
69) Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem
alguns objetivos para o ensino de Geografia na educação básica. De acordo com
esses objetivos é correto afirmar que esse ensino deve propiciar ao aluno um
aprendizado que visa:
- Conhecer as inter-relações dinâmicas entre
elementos humanos e não humanos, materiais e imateriais, em sua distribuição
pelo mundo, ou seja, a constituição do espaço geográfico, em construção
constante.
70) A LDB9394/96 reforça a necessidade de propiciar a
todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de
diretrizes capazes de nortear os currículos e os conteúdos mínimos. Nessa
direção, pode-se afirmar que o currículo escolar deve obrigatoriamente
propiciar oportunidades para o estudo:
- Da língua portuguesa, da matemática do mundo físico
e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do
Brasil.
71) O Brasil é um país cuja a construção da cultura
tem várias características. Apresente as duas características essenciais do
respectivo processo:
- Dinâmica e diversidade.
72) Uma ideia central da avaliação formativa é que
ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. A concepção de
aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que:
- A aprendizagem é construída por ensaios, tentativas
e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu
meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas
formas.
73) Identifique nas opções abaixo o que a avaliação
diagnóstica analisa no aluno.
- A trajetória de construção cotidiana do
conhecimento.
74) Que médico classificaria seus pacientes, de menos
doente ao mais gravemente atingido? Que médico pensaria em administrar um
tratamento coletivo para os doentes com sintomas semelhantes, sem antes
verificar as característica físicas dos pacientes. Ao contrário, ele determina,
para cada um de seus doentes, um diagnóstico individualizado, estabelecendo uma
ação terapêutica sob medida. Na escola precisamos aproveitar essa metodologia
dos médicos... Essa reflexão nos leva a uma proposta de avaliação na qual:
- Consideram-se os erros e os obstáculos como
ocasiões de aprender.
75) Entre as mais recentes reflexões acerca da
disciplina histórica, formuladas por Ciro Flamarion Cardoso, pode-se destacar:
- A ideia de que a história-disciplina, atualmente,
pode ser pensada a partir da oposição entre dois paradigmas polares: o
iluminista e o pós-moderno.
76) Leia
com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória e complete as
lacunas. A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de __descrição___,
___análise___ e __crítica da realidade___ visando transformá-la.
A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente
em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é
emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a
libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.)
77) A avaliação é uma tela crítica de análise da
realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional. Para
que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou
atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas
três são coerentes com a afirmativa inicial. Leia com atenção as quatro
características da avaliação.
I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas
absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada
de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas
educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.
Qual o conjunto de características que apontam para a
avaliação como estratégia democrática de gestão?
- I, III e IV.
78) Nos últimos anos, a questão da avaliação tem sido
objeto de pesquisa. Estudos mostram a insatisfação dos professores e de outros
profissionais envolvidos com o tema. Principalmente com as práticas
tradicionais, nas quais o sentido político da avaliação está ligado à questão
do poder. Sobre avaliação diagnóstica:
- Exige a reflexão, passo a passo, das ações e das
manifestações dos alunos, para que não se instale um trabalho didático em
verdades prontas, adquiridas e pré-fabricadas.
79) A avaliação, visa à reprodução do conteúdo
exposto em sala de aula, utilizando para isso instrumentos como provas, exames,
chamadas orais, exercícios etc., nos quais a exatidão das respostas é muito
importante para o processo, e o erro é visto como falta de aprendizagem. Esse
conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?
- Tradicional ou conteudista A avaliação, visa à
reprodução do conteúdo exposto em sala de aula, utilizando para isso
instrumentos como provas, exames, chamadas orais, exercícios etc., nos quais a
exatidão das respostas é muito importante para o processo, e o erro é visto
como falta de aprendizagem.
80) Sobre a linha do tempo do ensino de geografia no
Brasil, podemos afirmar:
- Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi
a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital,
elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu
novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e
econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.
81) Analise as afirmativas abaixo e, assinale a
alternativa correta para resposta à questão proposta:
Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a
Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de
atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em
contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica.
PORQUE
Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia
propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da
Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
- A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2
justifica corretamente a afirmativa anterior.
82)
Leia o trecho da letra da música Partido Alto, de
Chico Buarque:
Deus é um
cara gozador
Adora
brincadeira
Pois para
me jogar no mundo
Tinha o
mundo inteiro
Mas achou
muito engraçado
Me botar
cabreiro
Na barriga
da miséria eu nasci brasileiro
Nessas
estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
- Com grandes dificuldades econômicas.
83) Como um professor avalia seu aluno na atividade
"A Linha da Vida"?
- Durante todo o processo da atividade.
84) Duas professoras de 2ª série/ 3º ano fizeram as
seguintes propostas de trabalho de cartografia. A professora Amélia pediu que
os alunos copiassem o mapa do Brasil em uma folha de papel de seda e decalcá-lo
no caderno. Em seguida, pediu aos alunos que colorissem o mapa da mesma forma
como é apresentado no livro didático. A professora Beatriz circulou com os alunos
pela escola observando suas instalações e o que as pessoas realizam em seu
interior. Feito isso, utilizando sucata, orientou os alunos para que montassem
uma maquete da escola. Por último, e sob seus cuidados, a professora pediu aos
alunos para construírem um mapa da escola. Sobre as proposições de trabalho das
professoras podemos afirmar:
- A professora Beatriz está propondo atividades de
alfabetização cartográfica em que o aluno inicialmente seja mapeador, para nas
séries seguintes, ser um aluno leitor de mapas.
85) Sobre a definição correta do que vem a ser
cultura popular é correto afirmar:
- Conjunto de manifestações que tem origem nas
classes dominadas ou populares é o saber não institucionalizado ou não
dominante de determinada sociedade
86) Para que a criança domine os conceitos de fases,
épocas, períodos e eras, a escola deve trabalhar nos anos iniciais do Ensino
Fundamental a noção de:
- Duração.
Exercícios do caderno da Lê - Estudante de Pedagogia/Estácio de Sá
Ao compartilhar o conhecimento você ensina, ao praticar você inspira.
Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos.
Compartilhe
Blogs de Letícia Butterfield
https://discipulosdapsicologia.blogspot.com/ (Blog voltado a Psicologia)
http://cadernodale.blogspot.com/ (Blog voltado a conteúdos estudantil – Médio e Superior)
http://belmirorosario.blogspot.com/ (Blog voltado ao ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais)
https://igprofessorandocomamor.blogspot.com/ (Blog voltado a Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Intasgram: @_professorandocomamor
Nenhum comentário:
Postar um comentário