segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Questionário de Hist. E Geo. No Âmbito Educacional

 

1) Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:

- faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.

2) Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:

- Espaço

4) O resultado do Censo de 2010 mostrou que 84,4% dos brasileiros vivem em cidade. As duas cidades brasileiras mais populosas são:

- São Paulo e Rio de Janeiro;

5) Analisando a organização espacial, quando a professora coloca os alunos arrumados com as carteiras em um grande círculo, a atividade que mais se adequa é:

- Debater um assunto

6) Para o desenvolvimento do conceito de trabalho é necessário que os alunos do primeiro segmento do ensino fundamental conheçam o processo produtivo desde a sua origem até o consumo. Para isso é necessário a compreensão de três conceitos fundamentais: (Memorização)

- Produção, comércio e prestação de serviços.

7) Sobre os povos indígenas no Brasil, pode-se afirmar: I. Eles viviam em aldeias formadas por grandes casas, cada uma delas habitada por dezenas de pessoas ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não tivessem chefes formais, os seus grandes guerreiros detinham um enorme prestígio, o que lhes permitia alguns privilégios, como o de possuírem várias esposas. II. Alguns desses povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram grande resistência à colonização portuguesa, enquanto outros, como os Tupiniquim de São Paulo, apoiaram os europeus em suas guerras contra outros povos tupis. Os portugueses utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios como arma de conquista. III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples, baseada no cultivo de plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos animais, como cabras e galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde a produção era armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários. Está(ão) correta(s) apenas:

- I e II

8) A INTERAÇÃO É UM FATOR FUNDAMENTAL PARA:

- a criação de vínculos, aprendizagem e integração das crianças.

9) No tempo da bolacha Maria Eu cresci no tempo antigo, antes da televisão, da geladeira, dos supermercados e das guloseimas sofisticadas de hoje. Na minha infância, comia-se bem, mas a variedade era pouca. (...) Para comprar na venda (para os jovens: venda é o antepassado do supermercado), havia balas azedinhas e balas de coco queimados, mata-fomes (uma bolacha grosseira, feita por padeiro), e a bolacha Maria. (Extraído de KLUEGER, 2002.) O trabalho pedagógico no ensino de História, a partir do depoimento acima, pode atender ao seguinte objetivo:

- Compreender as transformações no padrão de alimentação da sociedade brasileira, associando-as ao aumento da produção em série e da sociedade do consumo;

10) Tem como objetivo analisar o aluno ao final de um período mais longo (bimestre, semestre ou ano) incidindo sobre uma amostragem significativa dos objetivos propostos. Os aspectos significativos dessa avaliação são os resultados da aprendizagem baseada nos objetivos. Esse conceito se refere a qual tipo de avaliação em História:

- Avaliação somativa. Tem como objetivo analisar o aluno ao final de um período mais longo (bimestre, semestre ou ano) incidindo sobre uma amostragem significativa dos objetivos propostos. Os aspectos significativos dessa avaliação são os resultados da aprendizagem baseada nos objetivos.

11) A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:

- Aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;

12) Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:

- os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.

13) Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.

(F) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem produzidas pelo homem. 

(V) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.

(V) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia Tradicional.

(V) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada pelo poder e sem conteúdo social.

(F) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.

14) Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente:

- Positivismo e marxismo.

15) A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:

- Descrever e informar o conteúdo geográfico.

16) Sobre a linha do tempo do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:

- Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.

17) Ler o mundo é entender a realidade, é decifrar seus códigos, é traduzir, através dos conceitos, o mundo vivido. A realidade social é o conteúdo da Geografia e da História. A partir desse princípio cabe a escola:

- Possibilitar uma leitura crítica da realidade, levando a criança a compreender a sociedade em que está inserida.

18) Sobre o conhecimento Histórico podemos afirmar que:

- O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.

19) O diversificado conjunto de conhecimentos que atravessa a Geografia escolar permite articulá-los a outros componentes curriculares. Neste sentido, um professor de Geografia planeja (para uma semana de aulas) trabalhar com a ideia de pobreza e miséria como imagens que dominam o cotidiano. Nesse sentido, o diálogo com outras disciplinas se faz necessário, sendo a principal disciplina que promove tal interdisciplinaridade é a:

- Sociologia.

20) Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:

- Ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.

21) A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:

- O ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento. A História é o estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analise de um determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras ciências como a Geografia, Economia, Politica etc.

22) Uma professora da rede pública municipal, levou às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:

- Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;

23) Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima. 

Que objetivo indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções, ela atendeu de modo mais completo, com essa atividade?

- Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.

24) Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que:

- Uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.

25) A ciência História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanências ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:

- Ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.

26) No decorrer da nossa vida, é comum nos relacionarmos com pessoas diversas, entrando e saindo de grupos distintos, seja por vontade própria ou mesmo por circunstâncias que acabam nos levando por um caminho ao invés de outro. Dessa forma, é comum entrarmos e sairmos de vários grupos sociais, que são determinantes para a nossa formação enquanto seres humanos, influenciando na nossa educação, na nossa visão política, nos nossos valores, nos nossos desejos e nas nossas preferências.  Logo, podemos afirmar que:

I - Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal pelos seus membros e pelos não membros.

II - O grupo tem normas de conduta (muitas vezes não escritas) influenciadoras do modo como os papéis são desempenhados.

III- Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si que se relacionam.

Está correto:

- I-II e III (todas alternativas estão corretas).

27) Em um estudo sobre os profissionais da escola as crianças do 3º ano fizeram entrevistas. Dentre várias perguntas havia a seguinte: Qual o resultado do seu trabalho para a escola? Com essa questão as crianças procuravam identificar do grupo escola:

- A importância do trabalho desempenhado na escola.

28) A História põe em destaque o conteúdo social da vida dos homens, criando condições para a compreensão das diferenças entre as sociedades humanas (continue):

- Ciência humana que estuda o homem em sociedade através do tempo.

29) Dentre os conceitos trabalhados na história temos o de cidadania. Cidadania é entendida como:

- cidadania é a valorização de si mesmo como sujeito responsável da História, respeitando as diferenças culturais, étnicas, religiosas, políticas, é a busca de soluções para os problemas detectados na sociedade.

30) "Todos nós fazemos história, mesmo quando não detemos o saber formal e teórico, e conhecê-la é uma forma de intervir na que já existe, provocando as mudanças necessárias". Essa forma de pensar a História representa principalmente, a inclusão:

- Do povo trabalhador que produz a riqueza.

31) Leia os trechos do poema de Cecília Meireles "Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar. Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre, Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro identificada como o período da:

- Mineração do ouro com o uso da mão de obra dos negros escravos.

32) Trabalhando com o esquema corporal e com a lateralidade, a criança, ao entrar na escola já utiliza e expressa através do tato e de diversas formas de linguagem as relações espaciais de vizinhança (topológicas). São elas:

- Dentro, fora, ao lado.

33) Sobre as relações Projetivas (em cima, embaixo, na frente, atrás, direita, esquerda, norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, sudoeste, noroeste) podemos afirmar que são:

- Aquelas que variam conforme o ponto de referência do observador:

34) O espaço geográfico e sua representação, discutido pelas autoras ALMEIDA E PASSINI (2008), tem por objetivo analisar a importância da construção da noção e domínio espaciais no contexto escolar, assim como salientar para a importância da leitura de mapas. Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas pontuadas pelas autoras:

(V) A construção da noção de espaço pela criança se dá por meio de um processo psicossocial no qual ela elabora conceitos espaciais através de sua ação e interação em seu meio.

(F) Os conteúdos específicos da disciplina geografia devem-se valer dos conceitos espaciais, portanto não há necessidade de referi-los à prática social em que se inserem.

(V) As autoras apresentam uma trajetória de ensino que se inicia com a apreensão espacial do próprio corpo, finalizando com uma adequada leitura e eficiente elaboração de mapas por parte dos alunos.

(V) As primeiras relações espaciais que a criança estabelece são chamadas de relações topológicas elementares. São consideradas relações espaciais que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares.

Com base nas alternativas acima, selecione a sequência correta, de cima para baixo:

35) Segundo o PCN, no desenvolvimento do aprendizado de Geografia a cartografia se torna um instrumento fundamental para a leitura do espaço. Nesta perspectiva, o que é ler mapas?

- Significa dominar o sistema semiótico da linguagem cartográfica.

36) No ensino da Geografia nas séries iniciais, os desenhos podem servir para aferir na criança a aquisição da linguagem gráfica/cartográfica e as noções a ela associados, como, por exemplo:

- Representação, perspectiva, localização, escala e organização estruturação do espaço.

37) Em um jogo de localização na aula de Geografia, um aluno perguntou ao outro: Se eu estiver no centro do estado do Amazonas e quiser ir para o centro do estado do Pará, me direcionarei no sentido:

- Leste.

38) Sobre as categorias de analise espacial, espaço na concepção da criança e a teoria da psicogênese é correto afirmar.

I - A etapa do espaço vivido (0 a 2 anos). O espaço vivido é o espaço físico. A criança vivência este espaço a partir do movimento, da locomoção

II - Sobre o espaço percebido a criança nesse momento percebe o espaço sem ter que experimentá-lo biologicamente, como no espaço vivido. Inicia-se aqui uma etapa que a criança descobre que não só mais o aqui, o ali e la como referência espacial.

III - O lugar enquanto espaço vivido, percebido, dar relações sociais, cultuais, sentimento de pertencimento, carregado de significados.

- O debate em questão sobre as categorias de analise espacial e sua proposta metodológica remete a compreensão da dimensão espacial interligada com a psicogênese. Portanto criando possibilidades de reflexões de competências e habilidades nas prática ou ações pedagógicas. As alternativas I, II e III estão corretas pois todas essas alternativas condiz com o debate sobre as categorias associada a psicogênese do espaço vivido, percebido e concebido.

39) Em uma Escola de Ensino Fundamental uma professora, de uma turma do terceiro ano, iniciará atividades para trabalhar o conceito de representação cartográfica. Considerando as situações que contribuem para a construção do conceito em foco, analise as atividades apresentadas a seguir:

I - Os alunos devem trazer de casa uma foto em uma determinada idade. Então, deverão ordená-las por tamanhos, formas e posições, analisando as diferenças e semelhanças entre elas.

II - A professora apresenta quatro fotos de uma casa em tamanhos diferentes e pede para que as reproduzam sob diferentes pontos de vista.

III - Os alunos desenham uma paisagem a partir de elementos comuns que a professora indica. Ao final, criam uma simbologia única para cada elemento.

IV - Os alunos elaboram conceitos sobre a paisagem e depois visitam o local para verificar a realidade, aproximando teoria e prática.

As atividades que a professora deve trabalhar estão descritas APENAS nos itens:

- II, III e IV

40) 12/04/1961-Um homem de 27 anos, pai de dois filhos, viveu uma hora e 48 minutos, no espaço. Seu nome é Yuri Gagarin, um mecânico metalúrgico, lançado ao espaço pela nave soviética VosTok. Nesse mesmo ano, em 18/08, Berlim, foi dividida por um muro surgindo o lado Berlim ocidental e o lado Berlim oriental. Esses dois fatos, em relação a data que foram apresentados, podem ser considerados como:

- Simultâneos, nos anos 60, do século XX.

41) Sobre a construção da noção de tempo com a criança podemos afirmar que:

- É um processo lento e gradual que requer uma ativação rica de estímulos.

42) Quando a criança afirma que: É MAIS VELHO QUEM É MAIS ALTO OU CORREU MAIS TEMPO, QUEM FOI MAIS LONGE, está se apoiando, para calcular o tempo na percepção:

- Espacial.

43) Uma professora de 3º ano conta para seus alunos a história da Chapeuzinho Vermelho e depois pede a eles que numerem as figuras da história conforme os fatos ocorreram. Ao realizar esta atividade a professora está contribuindo para a construção de qual noção temporal?

- Ordem e sucessão.

44) Sobre a produção do conhecimento histórico é correto afirmar:

- As ideias devem ser analisadas a partir da compreensão do modo de produção (economia) que caracteriza um momento histórico de uma sociedade, o que não implica que elas (as ideias) estejam sempre em consonância com a ordem vigente.

45) Quando se pergunta aos alunos - QUEM DEMOROU MAIS A MERENDAR, CARLOS OU PAULA? - estamos estudando:

- A comparação das durações.

46) Em uma turma de Educação Infantil havia dois irmãos gêmeos de 4 anos: o Eric e o Tomás.

A professora pergunta ao Eric:

- Quem nasceu primeiro?

Eric responde:

- O Tomás nasceu primeiro e depois eu.

A professora pergunta: 

-E quem é mais velho?

Eric responde:

- Eu, porque sou mais alto que o Tomás.

 

Nesse exemplo constatamos que, segundo Piaget, o Eric está em relação a construção do conceito de tempo, no estágio:

- Intuitivo ou pré-operacional, no qual as intuições temporais estão ligadas ao egocentrismo.

47) Sobre Tempo, Cronologia e Temporalidade, na disciplina de História, pode-se afirmar:

- O Tempo tem sido tomado como categoria fundamental em propostas curriculares de História.

48) Em uma entrevista sobre profissões, os alunos da turma do 3º ano do Ensino Fundamental, conversaram com um mecânico da fábrica da Fiat. A profissão que ele exerce pertence ao setor:

- Produção- porque constrói um produto.

49) Na ciência História, como é definido o conceito de Trabalho:

- Modo de sustentação e autopreservação do gênero humano, que se manifesta nas transformações realizadas pelo homem à natureza e as formações sociais e culturais historicamente construídas.

50) No primeiro segmento do Ensino fundamental é importantes que a criança reconheça além do processo do trabalho, a relação do trabalhador com o produto que ele elabora e a divisão dos elementos envolvidos no processo da produção, que chamamos de:

- Cooperação.

51) A expansão da produção capitalista, nos três primeiros quartos do século XX, esteve assentada principalmente no modelo de organização fordista. A partir dos anos 1970, esse modelo sofreu significativas alterações, decorrentes da dificuldade em enfrentar, através de ganhos de produtividade, a crise que atingiu o sistema capitalista. Impôs-se ao universo da produção a necessidade de profunda reestruturação econômica, expressa pela introdução de novas tecnologias, flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo. Tais mudanças foram vistas por alguns como ruptura e, por outros, como continuidade do modelo fordista. De qualquer maneira, o mundo do trabalho real do século XXI já não é mais o mesmo. Sobre os impactos concretos que afetaram a produção e o trabalho no Brasil, no quadro das transformações comentadas no texto, é correto afirmar que houve:

- Expansão de formas alternativas de organização do trabalho (trabalho informal, doméstico, temporário, por hora e subcontratação) em detrimento do assalariamento tradicional.

52) "No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria." (SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.) No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs "McEmprego", comuns em empresas fast-food. Explique as características desse tipo de emprego:

- Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.

53) A enorme capacidade de assimilação, faz com que em nossa cultura, exista uma forma pessoal, podemos dizer, de se expressar. Recebemos as influências, as elaboramos, e logo as devolvemos. Isso é demonstrado na nossa arte (barroco, bossa nova e outros). A essa característica cultural chamamos de:

- Dinâmica.

54) A cultura em seu sentido antropológico significa o conjunto de criações materiais e imateriais de um grupo social ou povo ou civilização sobre o trabalho em sala de aula. Ao discutir com os alunos a necessidade de se criar um novo modelo de vida no qual o consumo seja repensado e a natureza seja mais respeitada, temos como objetivo caracterizar a cultura como

- Mediação entre o homem e a natureza.

55) O termo cultura refere-se:

- Ao conjunto de criações de um grupo ou povo.

56) Sobre os povos indígenas no Brasil, pode-se afirmar: I. Eles viviam em aldeias formadas por grandes casas, cada uma delas habitada por dezenas de pessoas ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não tivessem chefes formais, os seus grandes guerreiros detinham um enorme prestígio, o que lhes permitia alguns privilégios, como o de possuírem várias esposas. II. Alguns desses povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram grande resistência à colonização portuguesa, enquanto outros, como os Tupiniquim de São Paulo, apoiaram os europeus em suas guerras contra outros povos tupis. Os portugueses utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios como arma de conquista. III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples, baseada no cultivo de plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos animais, como cabras e galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde a produção era armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários. Está(ão) correta(s) apenas:

- I e II.

57) Erro de português

 

Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio.

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio teria despido

O português.

(Oswald de Andrade, 1925)

 

Essa poesia permite o professor discutir o encontro de culturas ocorrido a partir da chegada dos portugueses ao Brasil. Nessa análise é fundamental destacar a:

 

- Relação de poder entre os povos dominante e dominado no ato de " vestir e despir".

58) Uma professora pediu a turma para avaliar a opinião de um aluno que considerou o trabalho de observação da rua da escola, como um programa de índio. Isso foi importante porque essa expressão refere-se a:

- Um preconceito à cultura indígena.

59) PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE TEM NECESSIDADES E PODE MANIFESTÁ-LAS ORALMENTE É FUNDAMENTAL QUE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA:

- Suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).

60) A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:

- Gerar novas ideias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.

61) Freinet afirma que para se chegar mais facilmente à aprendizagem é preciso:

- Considerar a cooperação e o trabalho produtivo como fundamentais.

62) Quando pensamos no significado da expressão "Brincadeira é coisa séria " e a relacionamos com os jogos pedagógicos e a construção do conhecimento, constatamos que:

- A atividade é necessária ao desenvolvimento da criança, porque determina a sua organização interna e a adaptação ao meio.

63) Piaget classificou os conhecimentos em três tipos, de acordo com a origem e o modo de estruturação de cada um: conhecimento físico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social. Complete as lacunas:

O conhecimento social, é o ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ convencional , _arbitrário__, determinado pelo __grupo__. Como exemplos temos o nome das coisas e as regras de trânsito.

64) Relacione corretamente os importantes teóricos do campo educacional com suas e teorias sobre o processo de aprendizagem das crianças.

- 1.Construtivismo - Jean Piaget: Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 2. Sociointeracionismo - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual 3. Pedagogia do Trabalho - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processos educacionais

65) O construtivismo possui vários pressupostos:

- O pensamento é construído a partir de contradições, da necessidade de argumentação. A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumentação.

66) SEGUNDO PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É:

- A capacidade de responder a estímulos propostos.

67) Encontramos a seguinte formulação no PCN de História para o Ensino Fundamental: ¿Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente¿ (PCN,1997, p. 41). Qual o objetivo geral de História para o ensino fundamental, formulado no PCN, para atender essa preocupação?

- Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.

68) Sobre as contribuições didáticas e pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Geografia, analise as informações a seguir:

I) Os PCNs sugerem a utilização de múltiplos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem;

II) Os PCNs recomendam um afastamento da Geografia das teóricas categorias de análise do espaço (Espaço, Lugar, Paisagem, Território);

III) Os PCNs dão ao professor uma maior flexibilidade curricular do ponto de vista da ordem dos conteúdos a serem ministrados;

IV) Os PCNs propõem o trabalho por eixos temáticos de conteúdos.

Estão corretas apenas:

- I, III e IV.

69) Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem alguns objetivos para o ensino de Geografia na educação básica. De acordo com esses objetivos é correto afirmar que esse ensino deve propiciar ao aluno um aprendizado que visa:

- Conhecer as inter-relações dinâmicas entre elementos humanos e não humanos, materiais e imateriais, em sua distribuição pelo mundo, ou seja, a constituição do espaço geográfico, em construção constante.

70) A LDB9394/96 reforça a necessidade de propiciar a todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de diretrizes capazes de nortear os currículos e os conteúdos mínimos. Nessa direção, pode-se afirmar que o currículo escolar deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para o estudo:

- Da língua portuguesa, da matemática do mundo físico e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil.

71) O Brasil é um país cuja a construção da cultura tem várias características. Apresente as duas características essenciais do respectivo processo:

- Dinâmica e diversidade.

72) Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que:

- A aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.

73) Identifique nas opções abaixo o que a avaliação diagnóstica analisa no aluno.

- A trajetória de construção cotidiana do conhecimento.

74) Que médico classificaria seus pacientes, de menos doente ao mais gravemente atingido? Que médico pensaria em administrar um tratamento coletivo para os doentes com sintomas semelhantes, sem antes verificar as característica físicas dos pacientes. Ao contrário, ele determina, para cada um de seus doentes, um diagnóstico individualizado, estabelecendo uma ação terapêutica sob medida. Na escola precisamos aproveitar essa metodologia dos médicos... Essa reflexão nos leva a uma proposta de avaliação na qual:

- Consideram-se os erros e os obstáculos como ocasiões de aprender.

75) Entre as mais recentes reflexões acerca da disciplina histórica, formuladas por Ciro Flamarion Cardoso, pode-se destacar:

- A ideia de que a história-disciplina, atualmente, pode ser pensada a partir da oposição entre dois paradigmas polares: o iluminista e o pós-moderno.

76) Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória e complete as lacunas. A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de __descrição___, ___análise___ e __crítica da realidade___ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.)

77) A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional. Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial. Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.

II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.

III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.

IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Qual o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão?

- I, III e IV.

78) Nos últimos anos, a questão da avaliação tem sido objeto de pesquisa. Estudos mostram a insatisfação dos professores e de outros profissionais envolvidos com o tema. Principalmente com as práticas tradicionais, nas quais o sentido político da avaliação está ligado à questão do poder. Sobre avaliação diagnóstica:

- Exige a reflexão, passo a passo, das ações e das manifestações dos alunos, para que não se instale um trabalho didático em verdades prontas, adquiridas e pré-fabricadas.

79) A avaliação, visa à reprodução do conteúdo exposto em sala de aula, utilizando para isso instrumentos como provas, exames, chamadas orais, exercícios etc., nos quais a exatidão das respostas é muito importante para o processo, e o erro é visto como falta de aprendizagem. Esse conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?

- Tradicional ou conteudista A avaliação, visa à reprodução do conteúdo exposto em sala de aula, utilizando para isso instrumentos como provas, exames, chamadas orais, exercícios etc., nos quais a exatidão das respostas é muito importante para o processo, e o erro é visto como falta de aprendizagem.

80) Sobre a linha do tempo do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:

- Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.

81) Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta:

Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica.

PORQUE

Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.

- A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.

82) Leia o trecho da letra da música Partido Alto, de Chico Buarque:

Deus é um cara gozador

Adora brincadeira

Pois para me jogar no mundo

Tinha o mundo inteiro

Mas achou muito engraçado

Me botar cabreiro

Na barriga da miséria eu nasci brasileiro

Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:

- Com grandes dificuldades econômicas.

83) Como um professor avalia seu aluno na atividade "A Linha da Vida"?

- Durante todo o processo da atividade.

84) Duas professoras de 2ª série/ 3º ano fizeram as seguintes propostas de trabalho de cartografia. A professora Amélia pediu que os alunos copiassem o mapa do Brasil em uma folha de papel de seda e decalcá-lo no caderno. Em seguida, pediu aos alunos que colorissem o mapa da mesma forma como é apresentado no livro didático. A professora Beatriz circulou com os alunos pela escola observando suas instalações e o que as pessoas realizam em seu interior. Feito isso, utilizando sucata, orientou os alunos para que montassem uma maquete da escola. Por último, e sob seus cuidados, a professora pediu aos alunos para construírem um mapa da escola. Sobre as proposições de trabalho das professoras podemos afirmar:

- A professora Beatriz está propondo atividades de alfabetização cartográfica em que o aluno inicialmente seja mapeador, para nas séries seguintes, ser um aluno leitor de mapas.

85) Sobre a definição correta do que vem a ser cultura popular é correto afirmar:

- Conjunto de manifestações que tem origem nas classes dominadas ou populares é o saber não institucionalizado ou não dominante de determinada sociedade

86) Para que a criança domine os conceitos de fases, épocas, períodos e eras, a escola deve trabalhar nos anos iniciais do Ensino Fundamental a noção de:

- Duração.


Exercícios do caderno da Lê - Estudante de Pedagogia/Estácio de Sá

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