Caderno da Lê
Metodologia e
prática docente da ed. básica
Letícia
Butterfield Lourencio | Pedagogia | 21/10/2020
Ao compartilhar o
conhecimento você ensina, ao praticar você inspira.
Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos.
Lei de Estágio
A Lei
nº 11.788/2008 regulamenta
a prática de estágio no Brasil e, em seu artigo 1º, define-a como:
[...] ato educativo escolar
supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação
para o trabalho produtivo de educandos [...].
O estágio realizado durante
a graduação integra sua formação e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso
(PPC) de Pedagogia. Além disso, é pré-requisito para sua aprovação e para a
obtenção de seu diploma (artigo 2º, § 1º, da Lei nº 11.788/2008).
Documentos referentes ao estágio
Agora, vamos conhecer as fichas que compõem a parte
documental do estágio.
Termo de Compromisso de
Estágio (TCE)
Primeiro documento que você precisa providenciar, sem o
qual não pode entrar na escola ou em qualquer outra instituição para
estagiar.
De acordo com a Lei nº 11.788/2008, é necessário um
contrato entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola que recebe o
estagiário. Esse contrato é o TCE.
O documento deve conter:
Dados da empresa – razão social, endereço,
CNPJ, nome, e-mail, telefone e cargo do representante ou supervisor de estágio;
2.Número da
apólice de seguro e nome da seguradora;
3.Data de
início e fim e horário do estágio;
4.Plano de
atividades com as tarefas do estudante;
5.Assinatura da
escola.
A escola e/ou universidade deve ser
responsável pelo seguro do estágio obrigatório.
Documentos entregues no
final do estágio
Ao término do estágio, você deve entregar junto com o
relatório três documentos assinados e carimbados pela escola. São eles:
Declaração de estágio, ficha de frequência e avaliação do estagiário.
DICAS: Vivencie nesse momento experiências produtivas, reflita sobre o campo de
estágio, tire conclusões e proponha soluções para a área da educação, tenha sempre em mãos um caderno para anotar
tudo o que julgar necessário e uma pasta para guardar documentos e folhas
recebidas em seu dia a dia na escola.
A prática nos estágios
O estágio representa um
momento privilegiado na formação inicial de docentes, pois favorece o contato
direto com o futuro campo de trabalho. É o espaço da experiência e da vivência,
é quando o(a) estudante busca, a partir do contato com as instituições,
entender aquele contexto. Consilidando-se
como uma rica oportunidade de relacionamento entre teoria e prática, de
vivência do cotidiano escolar, de convivência com as crianças e de aprendizado.
Art. 29. A
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade.
O estágio é uma
atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e
que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando-nos uma
ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez mais há a
preocupação de que o profissional que trabalha com a educação infantil esteja
em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de ressignificar o
processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, o estágio
serve-nos enquanto oportunidade de relacionarmos teoria e prática, constatando
que as mesmas são indissociáveis, principalmente no que tange ao processo de
mediação do conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola infantil.
O Ensino Fundamental I, ou Anos
Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos
6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta
fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só
habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.
Assim como na Educação
Infantil, no Ensino Fundamental I, o estágio é uma excelente oportunidade de
analisar a atuação docente e de construir sua identidade profissional. Tem como objetivo:
·
Vivenciar processos de ensino e pesquisa na
escola-campo/centro de educação infantil/creches, ou em outros espaços
previamente aprovados, para que os alunos desenvolvam condições e convicções
favoráveis à continuidade da sua formação.
·
Elaborar, desenvolver e avaliar projetos
educativos, a partir do diagnóstico da realidade da educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental, construindo formas de atuação, com vistas à
melhoria da educação de crianças, jovens e adultos.
·
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes
relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de
estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
A EJA deve proporcionar
um processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação de qualidade, que vise à
permanência do aluno, valorize suas experiências e seus conhecimentos, com as
mesmas condições oferecidas a todos os níveis da educação básica. Então,
durante o estágio na Educação de Jovens e Adultos, o estagiário se deparar com
os obstáculos vividos diariamente por professor x aluno para que haja continuidade
nos estudos de cada aluno e refletir sobre essa prática.
A relevância do estágio está em examinar a
prática de outros profissionais, mas, sobretudo, em refletir sobre o exercício
da docência, bem como sobre a necessidade de mudanças na escola e nas práticas
pedagógicas.
Articulação entre a
disciplina de estágio e o currículo em Pedagogia
A disciplina de estágio divide-se em
teoria e prática. Mas, naturalmente vemos a teoria articulada a prática e
notamos claramente referências de conteúdos já vistos na disciplinas do curso
no cotidiano escolar (como pode ser observado no Relatório de Observação ao Desenvolvimento e Aprendizagem
de uma Criança Autista do nosso blog).
Por
isso, as atividades do estágio precisam ter relação direta com tudo o que
estudou até agora e, sobretudo, com as atividades práticas realizadas em
algumas matérias.
Lembrando que você não está no campo de estágio apenas para
desenvolver técnicas de ensino e aprendizagem, mas, sobretudo, para refletir
sobre essas técnicas e sobre formas de superar a relação linear e a mecânica
entre o conhecimento científico-técnico e a prática da sala de aula.
O ensino prático-reflexivo deve ser vivenciado
ao longo do curso de Pedagogia, mas isso demanda tempo. Durante esse período,
você precisa estabelecer relações entre as várias disciplinas estudadas, o
campo de estágio e seu TCC.
Epistemologia da prática
A epistemologia da prática profissional docente é uma área da
Filosofia que tem como objetivo investigar os propósitos e os procedimentos das
ações educativas, bem como a tomada de decisões com base nesse exame.
Esse campo filosófico
estuda, de maneira crítica, os princípios, as hipóteses e os resultados das
diversas ciências, no intuito de compreender como se constrói o conhecimento
humano e de identificar as relações que as pessoas estabelecem com o saber.
Em outras palavras, a epistemologia é uma reflexão sobre o conhecimento, cuja preocupação
fundamental é situar os problemas tais como eles se colocam ou se omitem,
resolvem-se ou desaparecem no cotidiano (JAPIASSU, 1992).
Modelos epistemológicos
Modelo
técnico
Enfatiza que o professor deve analisar a realidade escolar, e
resolver os problemas e as questões cotidianas por meio do instrumental que lhe
foi conferido no curso de formação.
Modelo
prático
Tem a visão de que o estagiário e o docente precisam interpretar
a realidade para tomar uma decisão.
Modelo
crítico
Ratifica que a realidade tem de ser vista a partir de uma
perspectiva política.
Relatório
Antes de iniciar o estágio, você receberá um kit com um
passo a passo dessa etapa obrigatória, todas as fichas e um guia de elaboração
do relatório. Seu caderno de campo lhe fornecerá dados para escrevê-lo.
Nesse relatório, você fará uma descrição sobre tudo o que
vivenciou na escola, acompanhada de uma análise teórica. Para isso, precisará
lançar mão de todos os conteúdos e autores que já estudou no curso até então.
Esse importante trabalho acadêmico deve seguir as regras
da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
Basicamente, um relatório de estágio é composto de:
1. Sumário
Identificação das seções do trabalho.
2. Introdução
Contextualização do campo de estágio.
3. Identificação e descrição da instituição
Apresentação da escola, com um relato do espaço físico e dos corpos docente e
administrativo.
4. Apresentação das características da gestão e dos processos
educacionais
Articulação entre teoria e prática, que inclui:
• Princípios teóricos estudados no curso;
• Interpretação dos autores trabalhados em aula;
• Anotações de seu caderno de campo;
• Inferências ou deduções com base em suas observações.
5. Caracterização do trabalho da equipe gestora
Articulação entre teoria e prática, utilizando os mesmos procedimentos do item
anterior.
6. Caracterização da proposta pedagógica
Descrição da proposta pedagógica da escola com base em seu Projeto
Político-Pedagógico (PPP). Em outras palavras, tentativa de identificar se os
itens dispostos nesse documento são cumpridos no cotidiano escolar.
7. Desenvolvimento e análise das atividades observadas
Descrição das atividades observadas no campo de estágio com base no referencial
teórico.
8. Considerações finais
Apanhado geral do que descreveu no relatório, com conclusões sobre a vivência
no estágio.
9. Referências
Lista de todos os autores citados no texto. Nela, não pode haver nenhum
estudioso não mencionado no relatório, e vice-versa.
REFERÊNCIAS
Material didático da matéria de Met. E Prática Docente na Educação.
https://estagiodepedagogia.fe.ufg.br/p/2540-objetivos
http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6560_2672_ID.pdf
Blogs de Letícia Butterfield
O nosso conhecimento torna-se valioso quando o tornamos algo acessível para todos – Esse é o meu dilema
http://cadernodale.blogspot.com/ (conteúdos diversos adquiridos no Ensino Médio e Superior)
https://igprofessorandocomamor.blogspot.com/ (conteúdos para Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial/inclusiva)
http://belmirorosario.blogspot.com/ (conteúdos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS)
https://discipulosdapsicologia.blogspot.com/ (conteúdos voltados para psicologia)
Instagram: @_professorandocomamor
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