quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Estágio - METODOLOGIA E PRÁTICA DOCENTE DA ED. BÁSICA

 

Caderno da Lê

Metodologia e prática docente da ed. básica

Letícia Butterfield Lourencio | Pedagogia | 21/10/2020

 

Ao compartilhar o conhecimento você ensina, ao praticar você inspira. 

Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos. 

Lei de Estágio

Lei nº 11.788/2008 regulamenta a prática de estágio no Brasil e, em seu artigo 1º, define-a como:

[...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos [...].

O estágio realizado durante a graduação integra sua formação e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia. Além disso, é pré-requisito para sua aprovação e para a obtenção de seu diploma (artigo 2º, § 1º, da Lei nº 11.788/2008). 





Documentos referentes ao estágio

Agora, vamos conhecer as fichas que compõem a parte documental do estágio.

Termo de Compromisso de Estágio (TCE)


Primeiro documento que você precisa providenciar, sem o qual não pode entrar na escola ou em qualquer outra instituição para estagiar. 

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, é necessário um contrato entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola que recebe o estagiário. Esse contrato é o TCE.

O documento deve conter:

Dados da empresa – razão social, endereço, CNPJ, nome, e-mail, telefone e cargo do representante ou supervisor de estágio;


2.Número da apólice de seguro e nome da seguradora;


3.Data de início e fim e horário do estágio;


4.Plano de atividades com as tarefas do estudante;


5.Assinatura da escola.

 

A escola e/ou universidade deve ser responsável pelo seguro do estágio obrigatório.

Documentos entregues no final do estágio

Ao término do estágio, você deve entregar junto com o relatório três documentos assinados e carimbados pela escola. São eles: Declaração de estágio, ficha de frequência e avaliação do estagiário.

 

DICAS: Vivencie nesse momento experiências produtivas, reflita sobre o campo de estágio, tire conclusões e proponha soluções para a área da educação, tenha sempre em mãos um caderno para anotar tudo o que julgar necessário e uma pasta para guardar documentos e folhas recebidas em seu dia a dia na escola.

 

A prática nos estágios

estágio representa um momento privilegiado na formação inicial de docentes, pois favorece o contato direto com o futuro campo de trabalho. É o espaço da experiência e da vivência, é quando o(a) estudante busca, a partir do contato com as instituições, entender aquele contexto. Consilidando-se como uma rica oportunidade de relacionamento entre teoria e prática, de vivência do cotidiano escolar, de convivência com as crianças e de aprendizado.

Art. 29. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O estágio é uma atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando-nos uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação infantil esteja em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, o estágio serve-nos enquanto oportunidade de relacionarmos teoria e prática, constatando que as mesmas são indissociáveis, principalmente no que tange ao processo de mediação do conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola infantil.

O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.

Assim como na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, o estágio é uma excelente oportunidade de analisar a atuação docente e de construir sua identidade profissional. Tem como objetivo:
 

·         Vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola-campo/centro de educação infantil/creches, ou em outros espaços previamente aprovados, para que os alunos desenvolvam condições e convicções favoráveis à continuidade da sua formação.

·         Elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação de crianças, jovens e adultos.

·         Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

A EJA deve proporcionar um processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação de qualidade, que vise à permanência do aluno, valorize suas experiências e seus conhecimentos, com as mesmas condições oferecidas a todos os níveis da educação básica. Então, durante o estágio na Educação de Jovens e Adultos, o estagiário se deparar com os obstáculos vividos diariamente por professor x aluno para que haja continuidade nos estudos de cada aluno e refletir sobre essa prática.

A relevância do estágio está em examinar a prática de outros profissionais, mas, sobretudo, em refletir sobre o exercício da docência, bem como sobre a necessidade de mudanças na escola e nas práticas pedagógicas.

Articulação entre a disciplina de estágio e o currículo em Pedagogia

A disciplina de estágio divide-se em teoria e prática. Mas, naturalmente vemos a teoria articulada a prática e notamos claramente referências de conteúdos já vistos na disciplinas do curso no cotidiano escolar (como pode ser observado no Relatório de Observação ao Desenvolvimento e Aprendizagem de uma Criança Autista do nosso blog).

Por isso, as atividades do estágio precisam ter relação direta com tudo o que estudou até agora e, sobretudo, com as atividades práticas realizadas em algumas matérias.

Lembrando que você não está no campo de estágio apenas para desenvolver técnicas de ensino e aprendizagem, mas, sobretudo, para refletir sobre essas técnicas e sobre formas de superar a relação linear e a mecânica entre o conhecimento científico-técnico e a prática da sala de aula.

O ensino prático-reflexivo deve ser vivenciado ao longo do curso de Pedagogia, mas isso demanda tempo. Durante esse período, você precisa estabelecer relações entre as várias disciplinas estudadas, o campo de estágio e seu TCC.

 

Epistemologia da prática

A epistemologia da prática profissional docente é uma área da Filosofia que tem como objetivo investigar os propósitos e os procedimentos das ações educativas, bem como a tomada de decisões com base nesse exame.

Esse campo filosófico estuda, de maneira crítica, os princípios, as hipóteses e os resultados das diversas ciências, no intuito de compreender como se constrói o conhecimento humano e de identificar as relações que as pessoas estabelecem com o saber.

Em outras palavras, a epistemologia é uma reflexão sobre o conhecimento, cuja preocupação fundamental é situar os problemas tais como eles se colocam ou se omitem, resolvem-se ou desaparecem no cotidiano (JAPIASSU, 1992).

 

Modelos epistemológicos

 

Modelo técnico

Enfatiza que o professor deve analisar a realidade escolar, e resolver os problemas e as questões cotidianas por meio do instrumental que lhe foi conferido no curso de formação.

Modelo prático

Tem a visão de que o estagiário e o docente precisam interpretar a realidade para tomar uma decisão.

Modelo crítico

Ratifica que a realidade tem de ser vista a partir de uma perspectiva política.


Relatório

Antes de iniciar o estágio, você receberá um kit com um passo a passo dessa etapa obrigatória, todas as fichas e um guia de elaboração do relatório. Seu caderno de campo lhe fornecerá dados para escrevê-lo.

Nesse relatório, você fará uma descrição sobre tudo o que vivenciou na escola, acompanhada de uma análise teórica. Para isso, precisará lançar mão de todos os conteúdos e autores que já estudou no curso até então.

Esse importante trabalho acadêmico deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Basicamente, um relatório de estágio é composto de:

1. Sumário
Identificação das seções do trabalho.

2. Introdução
Contextualização do campo de estágio.

3. Identificação e descrição da instituição
Apresentação da escola, com um relato do espaço físico e dos corpos docente e administrativo.

4. Apresentação das características da gestão e dos processos educacionais
Articulação entre teoria e prática, que inclui:

• Princípios teóricos estudados no curso;
• Interpretação dos autores trabalhados em aula;
• Anotações de seu caderno de campo;
• Inferências ou deduções com base em suas observações.

5. Caracterização do trabalho da equipe gestora
Articulação entre teoria e prática, utilizando os mesmos procedimentos do item anterior.

6. Caracterização da proposta pedagógica
Descrição da proposta pedagógica da escola com base em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em outras palavras, tentativa de identificar se os itens dispostos nesse documento são cumpridos no cotidiano escolar.

7. Desenvolvimento e análise das atividades observadas
Descrição das atividades observadas no campo de estágio com base no referencial teórico.

8. Considerações finais
Apanhado geral do que descreveu no relatório, com conclusões sobre a vivência no estágio.

9. Referências
Lista de todos os autores citados no texto. Nela, não pode haver nenhum estudioso não mencionado no relatório, e vice-versa.

REFERÊNCIAS

Material didático da matéria de Met. E Prática Docente na Educação.

http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/RELATO%20DE%20EXPERIENCIAS%20A%20PARTIR%20DO%20ESTAGIO%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCACAO%20INFANTIL%20DA%20UNIVERSIDADE%20ESTADUAL%20DE%20LONDRINA.pdf

https://estagiodepedagogia.fe.ufg.br/p/2540-objetivos

http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6560_2672_ID.pdf

Blogs de Letícia Butterfield

O nosso conhecimento torna-se valioso quando o tornamos algo acessível para todos – Esse é o meu dilema

http://cadernodale.blogspot.com/ (conteúdos diversos adquiridos no Ensino Médio e Superior)

https://igprofessorandocomamor.blogspot.com/ (conteúdos para Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial/inclusiva)

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