Prof.: Deise
Gervazoni
Aluna: Letícia B.
Lourencio
1) A formação dos
docentes para atuar na Educação Básica deverá:
- Ser feita em nível superior, em
cursos de licenciatura, de graduação plena, estabelecendo a associação entre
teorias e práticas. E no mínimo, ser feita em cursos de nível médio, na
modalidade normal para a atuação na educação infantil e séries iniciais do
ensino fundamental. Para profissionais graduados em outras áreas de
conhecimento, como por exemplo, engenharia se faz necessário a realização de
uma complementação pedagógica.
2) Complete as
lacunas a seguir.
“Além de uma formação inicial
(formação inicial/educação básica/vocação) consistente, é preciso proporcionar
aos professores oportunidades de formação continuada (formação
inicial/formação continuada/relaxamento) pois promover o seu desenvolvimento
profissional é também intervir (limitar/intervir/coibir) em suas reais
condições de trabalho.”
3) Identifique as
afirmações a seguir como CORRETAS ou ERRADAS.
a) Os alunos concluintes do curso
médio modalidade normal poderão atuar no ensino fundamental do 1 a 9 ano. ( ) correto ( x ) errado
b) Compete aos docentes de acordo com
a LDB elaborar a proposta pedagógica da escola. ( ) correto (x) errado
c) Os alunos do curso normal deverão
ter em seu currículo uma parte prática instituída desde o início do curso com o
objetivo de propiciar o contato com ambientes de aprendizagem. (x) correto
( ) errado
d) A legislação educacional estabelece
como uma das competências e obrigações do professor “zelar pela aprendizagem
dos alunos”. Uma das necessárias atitudes de “zelo pela aprendizagem” é a
realização, pelo professor, da sondagem sobre o que o aluno já sabe e o que o
aluno não sabe, e precisa aprender assim como garantir estratégias de
recuperação para os alunos de menor rendimento. (x) correto ( ) errado
e) Inspirado nos princípios e ideias
estabelecidos pela Lei N 9.394/96. O Curso Normal em nível médio tem como
objetivo formar professores para a Educação Infantil e para os alunos iniciais
do Ensino Fundamental. (x) correto ( )
errado OBS: podendo variar em regiões e/ou estados.
f) A gestão democrática no ensino
público é obrigatória e prevista, e implica no envolvimento da comunidade
escolar nas tomadas de decisão constituindo-se na presença autoritária do
gestor no cotidiano da escola e nos espaços com os quais a escola interage em
busca de qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver com
transparência e responsabilidade. ( )
correto ( x ) errado
g) A gestão democrática engloba as
ações dos responsáveis pela instituição escolar, desde a divisão do trabalho até
as tomadas de decisões. (x) correto ( )
errado
h) No contexto de uma escola imbuída dos
princípios da gestão democrática e participava, para desenvolver e fortalecer o
trabalho coletivo é preciso que o gestor reafirme a necessidade de centralização
das ações da escola. ( ) correto (x)
errado
i) A gestão democrática implica na
descentralização de poderes, na autonomia institucional e a promoção da
participação ativa de toda a comunidade. (x) correto ( ) errado
j) A eleição direta do diretor por
meio do voto de seus pares já é o suficiente para uma gestão democrática.
( ) correto (x) errado
4) (Escola de
Administração Fazendária/ESAF 2013) O Projeto Político Pedagógico – PPP reúne o
conjunto de aspirações de uma unidade escolar, envolvendo objetivos que deseja
alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. A respeito deste assunto,
classifique as afirmativas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(F) Possibilita apenas a
individualidade da linha de trabalho na instituição.
(F) É um guia que indica a direção a
seguir para o grupo de gestores escolares.
(V) Revela as intenções da escola e
sua forma de educar.
(V) É pedagógico porque define e
organiza as atividades e os projetos educativos.
(V) É projeto porque reúne propostas
de ação concreta a executar.
(F) É um documento importante e por
isto pouco modificável.
5) Uma das
principais críticas à educação é a de que ela ocorre de forma
descontextualizada, fazendo com que os alunos apenas participem de maneira
passiva do processo ensino aprendizagem. A mudança nessa perspectiva nos mostra
um novo paradigma, chamado por alguns autores de modelo democrático de
educação, em que o aluno exerce um papel diferente em sala de aula:
- O aluno ganha um novo papel, em que
expõe suas ideias, de maneira crítica; o processo de ensino-aprendizagem é mediado
pelo diálogo entre professor e aluno.
6) Pelo que anuncia
o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente em suas disposições
preliminares, esta lei:
- Considera adolescente a pessoa de 12
anos até 18 anos.
7) (VUNESP/2012) Ao
tomar conhecimento do fato de que um dos seus a alunos é vítima de maus tratos
na família, o professor do 2 ano do ensino fundamental informou ao diretor da
escola que imediatamente oficiou ao Conselho Tutelar, para as providências
cabíveis. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, a iniciativa da
escola, nesse caso...
- Correta, pois cabe aos dirigentes de
estabelecimentos do ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos
de maus tratos envolvendo seus alunos.
8) (VUNESP/2012) A
professora de Educação Infantil da rede pública colocou uma criança de 4 anos
de castigo, com os braços abertos, na frente da classe. O pai fez Boletim de
Ocorrência e a denunciou ao Ministério Público. Nos termos do Estatuto da
Criança e do Adolescente, a atitude da professora pode ser enquadrada como:
-
Infringência a lei, que prega o dever de todos velarem pela dignidade da
criança, pondo-a a salvo de qualquer tratamento vexatório.
9) Correlacione de
acordo com a correspondência:
(1) União (2) Estados e Distrito Federal (3)
Municípios
(3) Oferecer a Educação Infantil em
creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida para
a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas
plenamente as necessidades de sua área de competência.
(2) Assegurar o Ensino Fundamental e
oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
(1) Baixar normas gerais sobre cursos
de graduação e pós-graduação.
(1) Elaborar o Plano Nacional de
Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
(2) Assumir o transporte escolar dos
alunos da rede estadual.
(1) Assegurar processo nacional de
avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior
objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino.
10) Dada às
afirmativas a seguir classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
(V) É correto afirmar, segundo o que
dispõe a LDB 9394/96, que as instituições de educação superiores criadas e
mantidas pela iniciativa privada integram o Sistema Federal de Ensino.
(V) A SEEDUC (Secretaria de Estado de
Educação do RJ) constituiu de um órgão responsável pelo Sistema Estadual de
Ensino de Educação.
(F) As Instituições de Educação
Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada compõem o Sistema Federal
de ensino. Justificativa: As instituições de E.I criadas e mantidas pela
iniciativa privada compõem o Sistema Municipal de Ensino.
(V) A LDB Nº 9.394/96 disciplina a
educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio de ensino em
instituições próprias.
11) Quais foram os
primeiros educadores brasileiros? Quais seus objetivos?
- Os jesuítas foram os primeiros
educadores brasileiros e tinham como objetivo catequisar os índios e ensinar as
primeiras letras, cultuando-os.
12) Em 1759 os jesuítas
foram expulsos do Brasil pelos Marquês de Pombal. Qual o motivo da expulsão?
Como ficou a educação brasileira após a saída dos jesuítas?
- Os jesuítas ficaram se intrometendo
nas questões políticas de Portugal. Após isso começaram as aulas réguas.
13) O que foi o
subsídio literário? Por que não deu certo?
- Foi o fundo destinado a Educação
Básica, oriundo da taxação de produtos (impostos) vendidos nas vilas. Não deu
certo devido a falta de fiscalização.
14) Por que a Escola
Nova foi considerada um marco na educação brasileira?
- Devido ao rompimento do
tradicionalismo e a democratização do sistema educacional que foi criado a
escola pública burguesa.
15) Por que Demerval
Saviani faz críticas ao Movimento de Escola Nova no Brasil?
- Porque nem todas as escolas públicas
tinham estrutura para o movimento de Escola Nova e somente as escolas
particulares fizeram tais investimentos.
16) Como ficou educação
brasileira no período do Regime Militar (1964-1985)?
- Reprimida, pois os professores foram
perseguidos pelo seu posicionamento político e ideológico. O regime militar
criou analfabetos funcionais direcionando uma estratégia política na educação.
17) Quem foi Paulo
Freire e suas principais ideias?
- Paulo Freire foi um educador,
pedagogo e filósofo brasileiro. Ele queria a libertação aos oprimidos. O
sentido mais profundo de sua obra é ser a “expressão dos oprimidos” a voz dos
pobres e o engajamento para a transformação do mundo.
18) A Educação
Infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de
até:
- 2 (anos) e 11 (meses) de idade.
19) Descreva a
formação estrutural da Educação Básica do sistema educacional regular do
Brasil.
- Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Ensino Médio.
20) A Lei de
Diretrizes e Bases, Lei nº 9394/96, em seu art. 3° enfatiza os princípios
norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:
I. Liberdade de aprender, ensinar,
pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de ideias e de
concepções pedagógicas.
III. Respeito à liberdade e apreço à
tolerância.
Está (ão) correto (s) apenas o (s)
princípio (s):
- I, II e III.
21) A LDB 9394/96
afirma em um dos seus artigos que é dever do MUNICÍPIO:
- Oferecer a Educação Infantil em creches e
pré-escolas e, com prioridade o ensino fundamental, permitida a atuação em
outro níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as
necessidades de sua área de competência.
22) “Organizar,
manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de
ensino e dos territórios” é pela LDB 9394/96, competência:
- Da União.
23) A LDB 9394/96, em
seu artigo 13, estabelece as incumbências dos docentes. Entre elas citamos:
- Participação da elaboração da
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
24) Segundo a LDB, no
Ensino Fundamental, com uma jornada em sala de aula de quatro horas, a carga
anual é de:
- 800 horas, distribuídas em 200 dias.
25) Em relação à
verificação da aprendizagem dos estudantes, a LDB afirma que, para os casos de
baixo rendimento escolar, os estudos de recuperação devem ser:
- Obrigatórios e, preferencialmente,
paralelos ao período letivo.
26) Segundo a
interpretação do 12° artigo da LDB, que define a incumbência do estabelecimento
de ensino é correto afirmar:
- É dever do estabelecimento de ensino
elaborar e executar sua proposta pedagógica.
27) O FUNDEB foi
criado em 2007, com a responsabilidade de corrigir os pontos negativos
existentes na Educação Básica. O FUNDEB deve garantir recursos para:
- Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental, Ensino Médio).
28) De acordo com as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, em
consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n°
9394/96). Será considerada idade mínima para a inscrição e realização de exames
supletivos de conclusão do Ensino Fundamental:
- 15 anos.
29) Os Jesuítas
chegaram ao Brasil em 1594 e tiveram uma forte influência na formação escolar e
cultural do Brasil. No decorrer do século XVIII passa a ocorrer no contexto das
Reformas Pombalinas, um forte conflito entre a Coroa Portuguesa e a Companhia
de Jesus, que levou:
- Levou a expulsão dos Jesuítas do
Brasil e a criação de aulas régias avulsas em substituição da ação educativa
dos Jesuítas.
30) O Período Joanino
destacou-se:
- Pela fundação dos primeiros cursos
de nível superior no Brasil (Medicina e Cirurgia em Salvador e no Rio de
Janeiro) assim como houve um grande desenvolvimento em relação à cultura do
país, pois durante os treze anos de sua estadia no Brasil, o regente português
criou várias instituições culturais, como a Biblioteca Nacional e o Jardim
Botânico.
31) No Brasil,
historicamente, a educação tem, em geral, acompanhado os interesses das classes
que detém o poder. Assim, a escola tem cumprido basicamente o papel de:
- Renovação.
32) Em 1932 é
publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando
de Azevedo e assinado por 26 educadores. Esse documento considera que:
- É dever do Estado tornar a educação
à escola pública obrigatória, laica e gratuita.
33) “No interessante
período de transformação que estamos vivendo, a cada nova crise que surge,
surge uma nova inquietação entre homens, preocupações com valores que há nessas
transformações mais conquistas de novos valores do que perda dos antigos
valores” (Anísio Teixeira).
O texto nos lembra da necessidade de
ressaltar o aspecto:
- Renovador da educação.
34) O primeiro
ministro Marques de Pombal procurava através de uma reorganização
administrativa e econômica superar o atraso de Portugal frente às potências
europeias no século XVIII. Como metas da Reforma Pombalina no Brasil temos:
- A criação das aulas régias avulsas
em substituição da ação educativa dos jesuítas.
35) Sabemos que a
evolução do processo educativo é influenciada pela forma como se origina e
evolui uma cultura. No caso brasileiro, as marcas da colonização foram a
imposição e a preservação de modelos culturais importados, tendo sendo mínima a
possibilidade de criação e inovação cultural. A necessidade de se manter
desníveis condicionou a função da escola. Desde então, a educação escolar
brasileira, em geral, tem sido um instrumento de:
- Reforço das desigualdades sociais.
36) No Brasil, mais
de três séculos de escravidão e patriarcalismo foram responsáveis pela criação
de uma demanda típica de educação voltada para as elites. Nesse terceiro
milênio, uma necessidade urgente é que o nosso sistema educacional seja
efetivamente direcionado para o atendimento dos interesses da maioria do povo
brasileiro. Só assim caminharemos para uma sociedade:
- Transformadora.
37) (GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - Secretaria da Administração do
Estado da Bahia - SAEB - Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental Políticas Sociais) De acordo com a Constituição de 1988, a
organização político-administrativa da República Federativa do Brasil
compreende a:
- Recíproca
dependência dos poderes entre si para a efetivação de políticas públicas.
38) A Constituição Federal de 1988 é o conjunto de normas que
regula o Estado Brasileiro e, assegura o direito à educação, estabelecendo que é
responsabilidade do Estado garanti-lo. Assim, embora o princípio da educação
enquanto direito já havia sido expresso nas Constituições de 1934 e 1946, na
constituição federal de 1899 o direito à Educação é:
- Enquanto
direito social previsto no art. 6º
39) Leia o trecho da notícia a seguir e justifique-a:
"Projeto prevê estímulo para educação
privada
O Senado deve analisar uma série de medidas
emergenciais para que alunos se mantenham matriculados em escolas privadas, um
dos setores mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus"
Fonte: Agência Senado.
https://www12.senado.leg.br/noticias, acesso em 03/09/2020.
Na lista de medidas emergenciais mencionadas pela notícia, foram
propostas, entre outras: a utilização do FGTS para
pagamento emergencial da mensalidade; o Voucher-Educação,
que se trata de um auxílio financeiro destinado ao pagamento da mensalidade, no
valor de R$400,00 ou R$700,00; a ampliação do FIES; e o PEMESTEC,
um programa emergencial voltado aos estudantes do ensino privado da educação
profissionalizante e tecnológica, que custeia 100% do valor das mensalidades
atrasadas.
- A educação privada também é regulada pelas
políticas públicas.
40) "Educação sem homofobia! Escola não é lugar de
intolerância! Todo ano o Ministério da Educação (MEC) registra, milhares
de casos de homofobia na rede pública do país. Atenta a essa triste
realidade, a CNTE lançou a Campanha Educação sem homofobia, que visa chamar a
atenção sobre o papel da escola e dos trabalhadores em educação na quebra de
preconceitos desde cedo, discutindo as diferenças e o respeito à diversidade
dentro das salas de aula. A construção de um país tolerante e igualitário
começa na escola. Combater a homofobia é lutar contra a violência, a
intolerância e por direitos iguais para todos". (REVISTA LINGUA
PORTUGUESA, 2012).
- O fortalecimento dos vínculos de
família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se
assenta a vida social.
41) As políticas públicas no Brasil, a partir da Constituição
Federal de 1988, foram ampliadas. A extensão do papel do Estado brasileiro e o
desafio de reduzir as desigualdades sociais demandam o desenvolvimento de
técnicas, princípios e ferramentas de gestão (planejamento, execução,
monitoramento e avaliação) de políticas públicas dentre as quais se destaca a:
- Vigilância
socioassistencial, responsável pela elaboração de diagnósticos
territorializados acerca dos agravos sociais, em subsídio à atividade de planejamento.
42) A Constituição Federal de 1988 traz grandes conquistas no
campo educativo, reconhece a Educação enquanto direito social e determina o
dever do Estado. Assim, ao definir o dever do Estado para com a educação e
as responsabilidades dos entes federados determina que:
- Os municípios atuarão
prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
43) As Leis nºs 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo
da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia,
diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no
currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os
alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam
coerentes com a visão da professora.
I - Promover atividades de valorização do
negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da
Consciência Negra e no Dia do Índio.
II - Trazer membros das comunidades
afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas
comunidades.
III - Promover atividades que articulem os
conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas
diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
IV - Incentivar o contato da comunidade
escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras
e indígenas no decorrer do ano letivo.
São coerentes APENAS os procedimentos:
- III e
IV.
44) (IF/PE) Acerca das alterações
promovidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei n.
13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que sancionou a reforma do ensino médio,
analise as afirmativas a seguir:
- Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo
da língua inglesa.
- A carga horária mínima anual para o ensino médio deverá ser
ampliada de forma progressiva para mil e quatrocentas horas.
- Os itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias;
matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias;
ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional
comporão o currículo do Ensino Médio junto com a Base Nacional Comum
Curricular.
- Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede,
possibilitarão ao aluno concluinte do ensino médio cursar até três
itinerários formativos.
- A organização das áreas de que trata cada itinerário formativo e
das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com
critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
- I, II e
III.
45) A Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, organiza e
estrutura a Educação em nível nacional. Estabelece, também, os princípios da
educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública. Segundo
a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em:
- Segundo a LDB
9394/96, a educação brasileira é dividida em Educação Básica, composta por Educação
Infantil, Ensino Fundamental e ensino médio, e Ensino Superior.
46) As
diretrizes internas das escolas são definidas pelos seus:
- Projetos
Políticos Pedagógicos (PPP)
47) Qual o conceito das Políticas Públicas
no âmbito educacional?
- Construção
de conhecimento que tem como objetivo viabilizar as ações do governo,
analisando e, quando necessário, propondo mudanças no rumo dessas ações.
48) Há
diferentes tipos de políticas, com destinações, objetivos e processos
distintos. Ou seja, as políticas públicas possuem objetivos, abrangências e
metas diferentes e são, por isso, estruturadas em uma tipologia voltada ao
reconhecimento e à compreensão dessas distinções. As Políticas Públicas
redistributivas consistem em redistribuição de renda na forma de recursos e/ou
de financiamento de equipamentos e serviços públicos. É um exemplo de
Políticas Redistributivas:
- O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
49) (IFT – Mato Grosso – 2019) Segundo a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.9394/96, a educação escolar está
composta nos seguintes níveis
- Educação
básica, compreendendo as seguintes etapas: educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio; e a educação superior, compreendendo graduação e
pós-graduação.
50) (IFPB- 2019)
De acordo com a LDB, quando se trata dos níveis e das modalidades de educação e
ensino, marque assinale V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(V) A educação
infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade.
(V) A educação
básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos,
alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na
idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de
organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o
recomendar.
(F) A Base
Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá optativamente
estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia.
(V) As
instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão
democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que
participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
(V) O ensino
fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às
comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos
próprios de aprendizagem.
51) Ao fim da
2ª. Guerra Mundial emergiu a discussão sobre o Estado do bem-estar social
como um modelo de organização em que o Estado se encarrega da promoção
social e da regulação da economia. Contudo, defensores do liberalismo e da sua.
Nova versão denominada neoliberalismo, acreditam que:
- A intervenção
do Estado na economia e o investimento em políticas sociais são desnecessários.
Questionário elaborado e corrigido em 2018, pela professora
de PPIP do Instituto de Educação Sarah Kubitschek e respondido, digitalizado e
com alterações feitas por Letícia Butterfield.
Ao compartilhar o conhecimento você ensina, ao praticar você inspira.
Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos.
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