1) As pesquisas
científicas têm várias classificações. Elas podem ser exploratória, descritivas
e explicativas. Sobre a pesquisa exploratórias, podemos afirmar que:
I – proporciona maior aproximação com o objeto de estudo (o tema)
II – acontece por meio de pesquisas em livros, artigos, revistas
especializadas, vídeos...
III – está ocupada em observar, analisar, registrar e comparar
particularidades que são comuns em fatos ou fenômenos.
- Somente I e
II estão corretas.
2) Observe as palavras do astrofísico Marcelo Gleiser em
entrevista à revista Época e marque a opção correta: ÉPOCA - Você diz que a
Ciência emancipa, liberta as pessoas. Como? Gleiser - Na Religião, o
conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão, porque se é
inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final. A Ciência ensina a pensar sobre
o mundo e, por isso, você se transforma numa pessoa capaz de construir sua
visão de mundo. Hoje, há tantas coisas importantes acontecendo na Ciência, como
a engenharia genética e a clonagem, que, para ser um cidadão ativo no processo
democrático, você tem de ter uma ideia do que está ocorrendo em Ciência. Senão
vai ser politicamente manipulado, como está acontecendo nos EUA e no Brasil.
ÉPOCA - É possível conciliar espiritualidade e Ciência? Gleiser - Claro. O
papel da Ciência não é roubar Deus, mas aliviar o sofrimento material do homem.
Se as pessoas querem usar a Religião para aliviar o sofrimento espiritual, tudo
bem. Há lugar para as duas. O perigo é quando a Religião quer tomar o lugar da
Ciência e passa a dizer que a Bíblia, interpretada literalmente, explica como o
mundo foi feito. (Adaptado Revista Época. Edição 346. 03/01/2005)
- A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos
metodicamente e verificáveis, opondo-se ao pensamento religioso.
3) Esse tipo de pesquisa está
preocupado em observar, analisar, registrar e comparar particularidades que são
comuns em fatos ou fenômenos. O pesquisador quer descobrir a relação entre os
fatos ou fenômenos para descrever como eles ocorrem. Sobre qual classificação
da pesquisa trata a afirmação acima?
- Trata-se da pesquisa descritiva, pois se preocupa em observar,
analisar, registrar e comparar particularidades que são comuns em fatos ou
fenômenos.
4) Todo trabalho acadêmico, ou seja, toda pesquisa ou atividade
acadêmica pode e deve ser divulgada em diferentes tipos de textos, exceto:
- Exceto em
revistas de publicações mensais, vendidas nas bancas de jornais.
5) O tipo de conhecimento que se caracteriza por buscar leis
gerais para os fenômenos, aspira à objetividade, tem método rigoroso para a
observação, experimentação e verificação dos fatos é denominado:
- É denominado
como conhecimento científico
6) A pesquisa é um processo de investigação que pretende
descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos,
fenômenos, situações ou coisas. Analise as afirmações: I. A pesquisa científica
não exige grandes preparativos apenas boa vontade do pesquisador; II A pesquisa
explicativa tem como preocupação identificar os fatores que contribuem ou agem
como causa para a ocorrência de determinados fenômenos; III. Se classificarmos
as pesquisas levando em conta os procedimentos utilizados para coleta de dados
teremos: Pesquisa bibliográfica, Pesquisa documental, Pesquisa experimental,
Estudo de caso controle, Levantamento, Estudo de caso e o Estudo de campo.
- As alternativas II e III estão corretas.
7) Todos nós sabemos muitas
coisas que nos ajudam em nosso dia a dia e que funcionam bem na prática. Nas
zonas rurais, muitas pessoas, mesmo sem terem frequentado a escola, sabem a
época certa de plantar e de colher. Esse conjunto de crenças e opiniões,
essencialmente de caráter prático, uma vez que procura resolver problemas
cotidianos, forma o que se costuma chamar de conhecimento comum ou senso comum
(MAZZOTTI e GEWANDSZNAJDER, 2004). Diante disso, pode-se considerar como
característica do senso comum:
- Tende a estabelecer relações de causa e efeito entre as
coisas ou entre os fatos, por exemplo: "onde há fumaça há fogo".
8) A
universidade é um espaço privilegiado de formação da pessoa humana em suas
múltiplas dimensões por sua abrangência física, pelas diferenças culturais,
pelos múltiplos espaços em que atua e educa em suas diversas formas de atuação.
Nessa perspectiva, a universidade deverá ter como diretriz:
- O ensino, a pesquisa e a extensão.
9) "O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou
maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas
pelo modo mágico de narrar, isto é, por analogias, metáforas e parábolas."
(CHAUI, 2002,p.36) Portanto, podemos afirmar que o mito tem a função de:
- Resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e
antagonismos sociais que não teriam como ser resolvidos no plano da realidade.
10) Se voltarmos
o nosso olhar para a história da humanidade veremos que a preocupação com o
conhecimento não é nova e que decorre do conflito entre o homem e a natureza e
do homem com os demais seres humanos. Segundo Marx, o homem é um produto tardio
da natureza e esta, por sua vez, não oferece condições materiais que garantam a
sobrevivência de nossa espécie. Que tipo de pensamento não condiz com o do
autor?
- A natureza
humana é algo pronto e acabado.
11) A Universidade Estácio de Sá surgiu em 1970 a partir da criação da
faculdade de Direito na Zona Norte do Rio de Janeiro. De lá para cá diversas
mudanças aconteceram, novos cursos foram surgindo e a instituição em 1988
adquire o status de universidade. a pedagogia é um dos cursos oferecidos por
esta instituição de ensino que tem como um de seus princípios o estímulo a
pesquisa e a organização de uma prática pedagógica de qualidade. Pensando a
formação docente e a necessidade de que este conheça e intervenha na realidade
em que está inserido podemos afirmar que diante de uma situação problema o
professor pode adotar diferentes posturas no processo de compreensão dos
conteúdos propostos.
Qual a postura esperada do professor pesquisador?
- Inquietude
diante dos fatos.
12) Certamente, que um aluno que participa de grupos de pesquisa
na universidade em que estuda, tem diferenciais. Assinale alguns desses
diferenciais:
I - desenvolvimento de competências de
investigação
II- incremento de competências de escrita,
de autoria, éticas e técnicas
III - olhar crítico ampliado
A única alternativa que contém somente
afirmativas corretas acerca de um aluno pesquisador é:
- Todas as
alternativas estão corretas.
13) Toda pesquisa é provocada por
um questionamento, por uma pergunta, ou seja, um problema. A formação deste
espírito de pesquisa deve ser um dos referenciais da formação de um pedagogo
crítico e competente. Pode-se concluir que:
- As perguntas são o âmago da pesquisa
14) aluno que pesquisa no ensino médio ou na universidade é
uma pessoa que agrega vários diferenciais, porque:
I - têm a pesquisa como base dos estudos
II - não se contenta com os conhecimentos
aprendidos na sala de aula
III - quer aprender por meio do pensamento
reflexivo e da solução de problemas vinculados com atividades reais
A única alternativa que contém somente
afirmativas corretas sobre a pesquisa acadêmica é:
- O aluno e o professor pesquisador são pessoas que têm a
pesquisa como base dos estudos e/ou da profissão. O aluno pesquisador é o
estudante que não se contenta com os conhecimentos aprendidos na sala de aula
presencial ou virtual ou no aprendizado dos conteúdos. AO contrário, esse
estudante pesquisador quer mais. Ele quer aprender por meio do pensamento
reflexivo, da solução de problemas vinculados com atividades reais, da solução
de questões modernas em que possa aplicar conhecimentos aprendidos na escola ou
na universidade, de maneira individual e em grupo.
15) Segundo Lakatos e Marconi (1991), o conhecimento vulgar ou
popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento
científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que
diferencia é a forma ou o modo ou método e os instrumentos utilizados para
conhecer o fenômeno. Identifique o que são características do conhecimento
científico:
- Sistemático, Falível e Verificável
16) Uma das primeiras questões que começamos a estudar na
disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do
conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir
sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos
com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento
produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo
(senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o
conhecimento filosófico e o conhecimento científico. O que corresponde ao
conhecimento científico:
- É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical,
preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
17) Senso é a capacidade que as pessoas têm para de julgar,
sentir, perceber. O Senso Comum é a primeira forma de conhecimento, é o modo de
ver e agir de um grupo/sociedade, que reagem de acordo com suas experiências
coletivas, costumes, padrões comuns, etc. Enquanto que o conhecimento
cientifico é: I) Atividade humana baseada na utilização de um método definido
por meio do qual se produzem, se testam e se comprovam conhecimento; II) É um
estudo sistemático e racional, baseado em métodos adequados de prova, da
natureza e do seu funcionamento; III) Caracteriza-se por conhecimentos
empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração; IV) É
um saber que se baseia no modo comum e espontâneo de assimilar informações e
conhecimentos úteis no cotidiano, é uma herança cultural que tem a função de
orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. ESTÃO CORRETOS OS
ENUNCIADOS:
- I e II
18) De acordo com a norma culta
acadêmica, segundo ABNT, Marque com um X a alternativa correta que responde a
seguinte pergunta: Quais os elementos que integram a parte Pós-textual de um
trabalho acadêmico?
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E ANEXO
19) A Metodologia aplicada à Pesquisa tem se mostrado muito
atraente para os indivíduos que desejam trabalhar em desenvolvimento de
pesquisas, de modo a melhor contribuir com o avanço da ciência. Assinale, entre
as alternativas a seguir, aquela que demonstra quais os diferentes tipos de
pesquisa científica que podemos obter?
- Descritiva, exploratória e explicativa.
20) Para Bernardete Gatti, "a pesquisa não poderia ficar tão
preocupada com os impasses do cotidiano, até porque ela, por estar em processo
de construção, não pode necessariamente garantir soluções estando em
investigação, e o cuidado com a superficialidade do assunto e o simplismo na
resolução pode dar uma falsa ideia de que a pesquisa pode mudar o
cotidiano" (PINOLA, Andrea Regina Rosin e BORTOLOTI, Karen Fernanda,
1ª edição, SESES, Rio de janeiro, 2016, p.121). Baseando-se nessa afirmação, faça
uma complementação do pensamento da pesquisadora:
- É necessária uma busca por uma pergunta adequada que não
tenha resposta pronta e evidente, sendo essas características fundamentais de
uma investigação científica.
21) Qual
conhecimento tem um aspecto crítico, fundamentado no ato de perguntar, indagar,
pensar, refletir e está sempre em mudança, em transformação?
- O
conhecimento filosófico.
22) Toda pesquisa científica exige um método. O que é o
método?
I - caminho que desenhamos para alcançarmos um
determinado objetivo na pesquisa acadêmica ou científica
II - capacidade que o conhecimento científico tem de demonstrar o caminho de suas descobertas
III - conjunto de princípios fundamentais de uma
arte ou de uma ciência
A única alternativa que contém somente
afirmativas corretas sobre o conceito de método é:
- I
e II
23) Razão pela qual temas como interdisciplinaridade,
transdisciplinaridade e subjetividade entram no
discurso da pesquisa contemporânea e da construção de conhecimento científico
- Quebra dos paradigmas científicos. A Ciência, a partir da
Idade Moderna, começou a questionar o padrão utilizado para se fazer ciência e
escolheu um paradigma diferente: a objetividade. Mas, novamente o paradigma
científico foi questionado agora na Idade Contemporânea, porque a produção do
conhecimento no século XXI, ficou comprimida entre o paradigma clássico (da
Idade Moderna) e o emergente (da Idade Contemporânea). Nessa discussão sobre os
padrões de pesquisa, ficou muito evidente uma discussão que trata sobre a
incapacidade dos padrões modernos de solucionarem os principais problemas, por
exemplo, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, a partir de perspectivas
lineares, disciplinares e extremamente objetivas. Por isso, temas como
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e subjetividade entram no discurso
da pesquisa contemporânea e da construção de conhecimento científico, em vista
da quebra paradigmas científicos anteriores.
24) As considerações destacadas
pelo pesquisador Libâneo (1999) sobre a história da educação colonial
brasileira, afirmam que: "(...) quando atingirmos a percepção da sociedade
como um todo na participação ativa da construção de uma sociedade para todos, a
inclusão não será apenas um direito Constitucional, mas uma realidade motivada
pela efetiva transformação social(...)", estão coadunadas com a teoria
- Educação como transformação da sociedade.
25) A pergunta e o perguntar têm
um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a
pesquisa, na medida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de
pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Isso significa que:
- As perguntas
são o centro da pesquisa.
26) A revisão de literatura constitui-se na fundamentação
teórica do projeto de pesquisa e do trabalho acadêmico, contribuindo para:
- A obtenção de
informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado.
27) Há vários tipos de métodos
científicos. Mas, os métodos científicos devem seguir uma sequência sistemática
que é:
- Observação > problema > hipóteses > experimentação
> análise de resultados > conclusão
28) Uma pesquisa acadêmica que se
pauta pelo aspecto estatístico, na tentativa de transformar a realidade em
números, apresenta uma influência positivista. Qual a representação deste
modelo de pesquisa?
- Quantitativa
29) A busca pela objetividade e precisão no ato
do conhecimento envolve fazer:
- Pesquisa quantitativa
30) A ciência que estuda o conhecimento científico do ponto de
vista crítico é conhecida como:
- Epistemologia estuda a origem, a estrutura e os métodos do
saber.
31) A pesquisa científica, no que tange à abordagem do
objeto, pode ser classificada como:
- A pesquisa
científica, no que tange à abordagem do objeto, pode ser classificada como,
qualitativa, quantitativa e quanti-quali, isto é, quantitativa e qualitativa.
32) Uma pesquisa científica não pode ser realizada de
qualquer maneira, por ser um processo científico, deve ser regida por regras sistemáticas de coleta desses dados. Por essa razão, todo o
trabalho de escrita e pesquisa no TCC, deve ser guiado:
I - por normas científicas, que aqui no
Brasil são regulamentas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)
II - por uma sistematização na escrita
III - possuir um método de pesquisa
A única alternativa que contém somente
afirmativas corretas sobre a pesquisa científica é:
- I, II e III, pois toda pesquisa científica não pode ser
realizada de qualquer maneira, por ser um processo científico, deve ser regida
por regras sistemáticas de coleta desses dados. Por essa razão, todo o trabalho
de escrita e pesquisa no seu trabalho de conclusão de curso (TCC) deve ser
guiado pelas normas científicas, que aqui no Brasil são regulamentas pela
Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
33) O que não condiz com o aspecto de pesquisa qualitativa?
- A pesquisa qualitativa não utiliza métodos estatísticos e
traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
34) O filme Tropa
de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado
do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll
realizou à Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da
realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de (...) (...) O filme
além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca, também mostra a
hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que
criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da
realidade da sociedade carioca ¿ estes mesmos estudantes, realizam o consumo e
o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim
favorecendo a violência urbana carioca(...) http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1710392-resenha-crítica-filme-tropa-elite/
Esse texto pode ser classificado como:
-
35) O que significa a afirmação de MInayo quando
diz que: "Na sociedade ocidental, no entanto, a ciência é a forma
hegemônica de construção da realidade."(Minayo, p.10)?
- A ciência tem a pretensão de ser o único promotor e
critério de verdade.
36) Uma das
técnicas de registro de estudos na formação acadêmica, em especial na
Universidade, é a técnica do (a) ________. É uma forma de investigação do
conteúdo e da forma de um texto ou livro pelo ato de registrar o material
necessário nos estudos, seja em uma disciplina do curso ou na pesquisa de uma
determinada temática ou autor. Nessa técnica é possível redigir um texto com
uma linguagem clara, objetiva, direta, sem comentários pessoais tais como: eu
penso, eu acho, eu concordo. É uma técnica de registro que deve privilegiar
dois aspectos: 1) As principais ideias que perpassam a análise desenvolvida por
um autor e seus comentários e; 2) As reflexões que afloraram na leitura de
entendimento de um texto ou livro. Em outras palavras, o assunto abordado pelo
autor, o tema, as principais ideias de análise e as considerações finais do
autor.
- Fichamento
37) Relacione as colunas da
esquerda com a da direita, numerando-as:
- 4, 3, 1 e 2.
38) Na itinerância da vida acadêmica, seja em processos de
formação e/ou de atuação profissional, o sujeito vivencia momentos de produção escrita de diferentes tipos. Sobre o resumo,
marque a resposta correta:
- É uma síntese de um texto apresentando as principais ideias
do autor.
39) A metodologia adequada a uma
pesquisa é aquela que permite:
- Utilizar técnicas científicas
que respondam às exigências colocadas pelo problema
40) Consiste em uma observação
criteriosa, aprofundada e exaustiva de um ou poucos objetivos de estudo, de
forma que o pesquisador tenha uma ampla e detalhada visão e conhecimento sobre
o fato estudado. O estudo de caso tem algumas finalidades, de acordo com Gil
(2002, p. 54). NÃO constitui uma finalidade do estudo de caso:
- Testar hipóteses experimentalmente, pois é uma finalidade da
pesquisa experimental e não do estudo de caso.
41)
A sua professora de Pesquisa e Prática em Educação
traz o seguinte exemplo para discutir os tipos de pesquisa:
Problema de pesquisa: Quais são as diferenças dos
conteúdos desenvolvidos nas aulas de português, na década de 1950, com os
propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais?
Objetivos do estudo: Analisar e comparar os
conteúdos de português da década de 1950, registros nos diários dos professores
e os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
De acordo com o problema e os objetivos propostos
para o estudo, qual o tipo de pesquisa deverá ser desenvolvido?
- Pesquisa documental, que tem como objetivo investigar fontes
primárias, que se constituem de dados que não foram codificados, organizados e
elaborados para os estudos científicos, como: documentos, arquivos, plantas,
desenhos, fotografias, gravações, estatísticas e leis.
42) A atitude científica surge a partir de:
- De uma atitude de curiosidade, querer conhecer mais sobre algo.
43) Dizem
respeito a um conjunto padronizado e lógico de elementos pós-textuais e
essenciais que possibilitarão a identificação e localização de todos os
artigos, livros ou documentos citados em seu trabalho.
O trecho acima se refere:
- O trecho se refere à referência, que nada mais é do que
um conjunto padronizado e lógico de elementos pós-textuais e essenciais
que possibilitam a identificação e localização de todos os artigos, livros
ou documentos citados em um trabalho de pesquisa.
44) Para fazer pesquisa é preciso ter uma dose de
curiosidade, uma outra dose de iniciativa e um bom planejamento. Dentro deste Planejamento é necessário levar em conta: O
tempo; os recursos disponíveis; a área de conhecimento; entre outras coisas. O
estudo que se aplica o interesse do pesquisador em observar a ocorrência do
fenômeno no campo social e não discuti-lo apenas do ponto de vista da teoria.
Pois, trata-se de:
- Pois trata-se
de um estudo de caso.
45) Construir um projeto de
pesquisa é uma tarefa que exige planejamento e ação e que demanda muita atenção
do estudante. Por isso, um projeto de pesquisa tem várias fases. O que é a fase
construtiva do projeto de pesquisa?
- Fase em que se irá de fato construir o projeto porque já foram
definidos tema e problema de pesquisa.
46) Leia o trecho a seguir: "A mediação tecnológica na
educação impõe desafios à prática docente atual, e o trabalho do professor
precisa adornar-se de uma ação pedagógica que conduza à produção do
conhecimento e à construção de um sujeito reflexivo e inovador,
independentemente do espaço geográfico, da idade ou da origem desse
indivíduo" (MONTES; SUCUPIRA LINS, 2015, p. 107).
O trecho lido refere-se a uma:
- Citação direta, pois trouxe um trecho literal de um determinado autor.
47) Relacione cada fase do projeto de pesquisa, corretamente:
(1) Fase de decisão ou decisória
(2) Fase de construção ou construtiva
(3) Fase da redação ou redacional
(2) é a fase em que você já definiu seu tema e problema e partirá para o
planejamento das principais etapas para a realização do seu projeto e posterior
TCC.
(1) nessa fase, você estará pensando no tema e no problema de pesquisa.
(3) nesta fase, você já estará redigindo seu projeto e TCC.
48) Qual método procura uma solução
através de tentativas e eliminação de erros?
- Método hipotético-dedutivo
49) A universidade brasileira tem seus fundamentos em um tripé
que não pode ser dissociado: o chamado três pilares da universidade. São eles:
- Ensino - Pesquisa -Extensão
50) A
disciplina de pesquisa e prática em educação defende que o discente de
pedagogia necessita durante sua formação construir uma prática investigativa,
estimulando assim, o processo de leitura e análise constante dos conhecimentos
existentes. Neste sentido, o que se espera é que o discente durante sua
formação construa uma atitude de professor e pesquisador. Diante do exposto
podemos elencar algumas ações que caracterizam o uso da pesquisa como base para
formação e atuação profissional de um educador.
- Problematizar
a prática educativa visando fomentar a discussão sobre a realidade em que está
inserido.
51) Marta está interessada em participar do processo de Iniciação
Científica. Quais ações que Marta deve tomar?
- Para participar da I.C Marta deve se inscrever no
processo seletivo da Iniciação Científica, escolher um professor-orientador e
providenciar a elaboração do seu currículo Lattes.
52) Sobre o conhecimento e a pesquisa na área das Ciências
Humanas podemos afirmar:
- Tem como pretensão conhecer o homem, servindo-se não apenas
da metodologia da ciência tradicional, mas de uma pluralidade epistemológica
possível de metodologias.
53) O Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estácio
de Sá tem a finalidade de:
- Desenvolver a habilidade científica dos alunos de graduação, estimular e desenvolver o
pensamento científico e aptidão criativa, desenvolver a capacidade crítica e a busca por soluções inovadoras
54) Compreende-se a docência como ação educativa e como
processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos,
princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e
apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do
conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do
ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação,
em diálogo constante entre:
- Compreende-se à docência como a articulação e o respeito à
diferentes visões de mundo.
55) Leia com atenção a situação apresentada e, a seguir, e
denomine a teoria que fundamenta a prática pedagógica descrita:
A profª. Ana trabalha com uma classe de 3º ano do
ensino fundamental de uma escola pública da zona urbana. No desenvolvimento de
suas aulas, ela propõe atividades que envolvem os alunos na exploração do material,
previamente por ela selecionado. A seguir, faz várias perguntas e instiga os
alunos para que discutam o assunto e busquem as respostas mais adequadas.
Finalmente, solicita o registro escrito das reflexões.
- A abordagem construtivista entende que no processo ensino e
aprendizagem, o aluno deve agir sobre o objeto do conhecimento, para se
desenvolver em todas as dimensões.
56) Sobre o projeto de pesquisa, podemos considerar que:
- Todo projeto de pesquisa precisa ter obrigatoriamente os seguintes
itens: tema, problema, justificativa, objetivos, referencial teórico e
metodologia.
57) As reflexões
e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina
PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:
- Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação
e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e
promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.
58) O pensamento moderno descortinou horizontes inacessíveis ao
pensamento pré-moderno. Embora ele tenha realizado grandes avanços na Medicina,
foi bastante ineficiente ao lidar com o crescimento, o desenvolvimento e as
interações pessoais ou físicas consideradas de um ponto de vista sistêmico. Em
síntese, este pensamento não proporcionou um bom modelo para a educação dos
seres humanos, já que o currículo era:
- Mecanicista, os objetivos estavam fora e eram determinados antes
do processo instrucional.
59) Pesquisa é um processo de
investigação rigorosa, organizada e sistemática acerca de um tema ou problema
identificado como sendo fundamental a ser enfrentado pelo pesquisador, ou seja,
é uma questão que resulta de um questionamento, de uma dúvida, da incerteza ou
de algo que é desconhecido ao ser humano. Nesse sentido, é possível afirmar que:
- Pesquisa é um processo de investigação rigorosa, organizada e
sistemática acerca de um tema ou problema identificado como sendo fundamental a
ser enfrentado pelo pesquisador, ou seja, é uma questão que resulta de um
questionamento, de uma dúvida, da incerteza ou de algo que é desconhecido ao
ser humano. Nesse sentido, é possível afirmar que a finalidade da pesquisa
é a construção do conhecimento científico, porque possui um caráter social e
tem uma dimensão política. A atividade de pesquisa se constitui como
uma aprendizagem para o pesquisador e supõe o conhecimento das produções
teóricas próprias de uma área de investigação.
60) Segundo Chauí (1995) "embora seja evidente que toda e
qualquer ciência é humana porque resulta da atividade humana de
conhecimento", o que denomina-se "ciências da natureza ou
matemáticas" e as "ciências humanas ou sociais" se caracterizam
por terem, respectivamente, o seguinte conjunto de objetos de estudo:
- Os fenômenos da natureza e os fenômenos humanos
61) Marque a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a
definição dos termos.
(1) Metodologia (2) Atividade básica da Ciência na sua
indagação e construção da realidade.
(2) Pesquisa (3) Conhecimentos que foram construídos
cientificamente sobre determinado assunto.
(3) Teorias (1) Caminho do pensamento e a prática
exercida na abordagem da realidade.
(4) Proposições (4) São declarações afirmativas,
hipóteses comprovadas sobre fenômenos ou processos sobre os quais interrogamos.
62) O ambiente universitário precisa disponibilizar aos alunos
momentos de ensino, de pesquisa e de extensão do conhecimento. Dessa maneira, o
aluno pode desenvolver várias competências. Algumas dessas competências são:
- Conhecer bem
sua área de estudo e os conteúdos que dela fazem parte, ser curioso para
pesquisar desenvolver a criatividade saber se relacionar com ética, ter atitude
autocorretiva e sensibilidade social desenvolver virtudes necessárias na vida e
no meio acadêmico, como: imaginação ampliada, perseverança, paciência,
confiança e justiça.
63) Em relação à
pesquisa como parte integrante da prática docente, leia o fragmento
abaixo: "Curiosamente, a atividade
de pesquisa se baliza entre as duas acepções da palavra disciplina: a primeira
[...] relativa aos diferentes campos do saber, cobertos pela teoria, e a
segunda, relativa aos cuidados com o desenvolvimento do trabalho, aproximados
do que se entende por metodologia. Nunca é demais precaver-se o pesquisador
contra os excessos de ambas as acepções" (LÜDKE, 2001, p. 43). Pela fala
da autora pode-se concluir que:
- É necessário articular teoria-prática, porque a teoria
fundamenta a interpretação dos fatos.
64) Denomina-se pesquisa o trabalho processual que se inicia com
um problema ou uma pergunta e termina com um produto provisório capaz de dar
origem a novas interrogações. Identifique nas opções a ordem adequada de suas
fases de encaminhamento.
- 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. tratamento do
material; 4. confronto entre a abordagem teórica e a investigação de campo
65) Algumas
pesquisas cientificas utilizam amostras. O que são amostras?
- A amostra diz
respeito à quantidade de elementos que fazem parte da pesquisa, por exemplo:
pessoas que foram entrevistadas.
66) As pesquisas científicas têm várias classificações. Elas
podem ser exploratórias, descritivas e explicativas. Sobre a pesquisa exploratórias,
podemos afirmar que:
- A pesquisa
exploratória, como o próprio nome sugere é uma pesquisa que nos proporciona
maior aproximação com o objeto de estudo (o tema). Mas, como? Por meio de pesquisas em livros,
artigos, revistas especializadas, vídeos também especializados.... Por isso, a
pesquisa exploratória é aquela que nos leva a conhecer melhor o tema que
estamos começando a pesquisar.
67) Quais são os
elementos que fazem parte dos referenciais metodológicos de um projeto de
pesquisa?
- O campo ou espaço da pesquisa, a seleção da amostra, os
instrumentos e procedimentos de análise dos dados.
68) O conhecimento popular, empírico ou senso comum aparece de
relação espontânea das pessoas com a realidade, ou seja, com o mundo. Por isso
ele é assistemático. O que a característica assistemática do senso comum?
- O
conhecimento popular, empírico ou senso comum aparece de relação espontânea das
pessoas com a realidade, ou seja, com o mundo. Todos nós, aos poucos, vamos
aprendendo e nos apossando dos conhecimentos e informações que veiculam ao
nosso redor. Esse conhecimento espontâneo, fruto das sensações, intuições, que
não busca uma resposta crítica, mais aprofundada é o conhecimento do senso
comum. Ou seja, um conhecimento que habitual que nos deparamos todos os dias.
Portanto, são características do conhecimento popular: Intuitivo porque surge da intuição humana, assistemático,
pois não requer um método ou sistematização para ser produzido e acrítico pois não
passa por um sistema de críticas ou indagações, sendo também inexato pode
conter erros por ser acrítico.
69) Segundo Lakatos e Marconi (1991), o conhecimento vulgar ou
popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento
científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que
diferencia é a forma ou o modo ou método e os instrumentos utilizados para
conhecer o fenômeno. Identifique o que são características do conhecimento
científico:
- Sistemático, Falível e Verificável
Ao compartilhar o conhecimento você ensina, ao praticar você inspira.
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