quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Exercícios da disciplina Pesquisa e Prática em Educação

 


1) As pesquisas científicas têm várias classificações. Elas podem ser exploratória, descritivas e explicativas. Sobre a pesquisa exploratórias, podemos afirmar que:

I – proporciona maior aproximação com o objeto de estudo (o tema)

II – acontece por meio de pesquisas em livros, artigos, revistas especializadas, vídeos...

III – está ocupada em observar, analisar, registrar e comparar particularidades que são comuns em fatos ou fenômenos.

- Somente I e II estão corretas.

2) Observe as palavras do astrofísico Marcelo Gleiser em entrevista à revista Época e marque a opção correta: ÉPOCA - Você diz que a Ciência emancipa, liberta as pessoas. Como? Gleiser - Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão, porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final. A Ciência ensina a pensar sobre o mundo e, por isso, você se transforma numa pessoa capaz de construir sua visão de mundo. Hoje, há tantas coisas importantes acontecendo na Ciência, como a engenharia genética e a clonagem, que, para ser um cidadão ativo no processo democrático, você tem de ter uma ideia do que está ocorrendo em Ciência. Senão vai ser politicamente manipulado, como está acontecendo nos EUA e no Brasil. ÉPOCA - É possível conciliar espiritualidade e Ciência? Gleiser - Claro. O papel da Ciência não é roubar Deus, mas aliviar o sofrimento material do homem. Se as pessoas querem usar a Religião para aliviar o sofrimento espiritual, tudo bem. Há lugar para as duas. O perigo é quando a Religião quer tomar o lugar da Ciência e passa a dizer que a Bíblia, interpretada literalmente, explica como o mundo foi feito. (Adaptado Revista Época. Edição 346. 03/01/2005)

- A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos metodicamente e verificáveis, opondo-se ao pensamento religioso.

3) Esse tipo de pesquisa está preocupado em observar, analisar, registrar e comparar particularidades que são comuns em fatos ou fenômenos. O pesquisador quer descobrir a relação entre os fatos ou fenômenos para descrever como eles ocorrem. Sobre qual classificação da pesquisa trata a afirmação acima?

- Trata-se da pesquisa descritiva, pois se preocupa em observar, analisar, registrar e comparar particularidades que são comuns em fatos ou fenômenos.

4) Todo trabalho acadêmico, ou seja, toda pesquisa ou atividade acadêmica pode e deve ser divulgada em diferentes tipos de textos, exceto:

- Exceto em revistas de publicações mensais, vendidas nas bancas de jornais.

5) O tipo de conhecimento que se caracteriza por buscar leis gerais para os fenômenos, aspira à objetividade, tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos é denominado: 

- É denominado como conhecimento científico

6) A pesquisa é um processo de investigação que pretende descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas. Analise as afirmações: I. A pesquisa científica não exige grandes preparativos apenas boa vontade do pesquisador; II A pesquisa explicativa tem como preocupação identificar os fatores que contribuem ou agem como causa para a ocorrência de determinados fenômenos; III. Se classificarmos as pesquisas levando em conta os procedimentos utilizados para coleta de dados teremos: Pesquisa bibliográfica, Pesquisa documental, Pesquisa experimental, Estudo de caso controle, Levantamento, Estudo de caso e o Estudo de campo.

- As alternativas II e III estão corretas.

7) Todos nós sabemos muitas coisas que nos ajudam em nosso dia a dia e que funcionam bem na prática. Nas zonas rurais, muitas pessoas, mesmo sem terem frequentado a escola, sabem a época certa de plantar e de colher. Esse conjunto de crenças e opiniões, essencialmente de caráter prático, uma vez que procura resolver problemas cotidianos, forma o que se costuma chamar de conhecimento comum ou senso comum (MAZZOTTI e GEWANDSZNAJDER, 2004). Diante disso, pode-se considerar como característica do senso comum:

- Tende a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou entre os fatos, por exemplo: "onde há fumaça há fogo".

8) A universidade é um espaço privilegiado de formação da pessoa humana em suas múltiplas dimensões por sua abrangência física, pelas diferenças culturais, pelos múltiplos espaços em que atua e educa em suas diversas formas de atuação. Nessa perspectiva, a universidade deverá ter como diretriz:

- O ensino, a pesquisa e a extensão.

9) "O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo mágico de narrar, isto é, por analogias, metáforas e parábolas." (CHAUI, 2002,p.36) Portanto, podemos afirmar que o mito tem a função de:

- Resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e antagonismos sociais que não teriam como ser resolvidos no plano da realidade.

10) Se voltarmos o nosso olhar para a história da humanidade veremos que a preocupação com o conhecimento não é nova e que decorre do conflito entre o homem e a natureza e do homem com os demais seres humanos. Segundo Marx, o homem é um produto tardio da natureza e esta, por sua vez, não oferece condições materiais que garantam a sobrevivência de nossa espécie. Que tipo de pensamento não condiz com o do autor?

- A natureza humana é algo pronto e acabado.

11) A Universidade Estácio de Sá surgiu em 1970 a partir da criação da faculdade de Direito na Zona Norte do Rio de Janeiro. De lá para cá diversas mudanças aconteceram, novos cursos foram surgindo e a instituição em 1988 adquire o status de universidade. a pedagogia é um dos cursos oferecidos por esta instituição de ensino que tem como um de seus princípios o estímulo a pesquisa e a organização de uma prática pedagógica de qualidade. Pensando a formação docente e a necessidade de que este conheça e intervenha na realidade em que está inserido podemos afirmar que diante de uma situação problema o professor pode adotar diferentes posturas no processo de compreensão dos conteúdos propostos.

Qual a postura esperada do professor pesquisador?

- Inquietude diante dos fatos.

12) Certamente, que um aluno que participa de grupos de pesquisa na universidade em que estuda, tem diferenciais. Assinale alguns desses diferenciais:
I - desenvolvimento de competências de investigação
II- incremento de competências de escrita, de autoria, éticas e técnicas
III - olhar crítico ampliado
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas acerca de um aluno pesquisador é:

- Todas as alternativas estão corretas.

13) Toda pesquisa é provocada por um questionamento, por uma pergunta, ou seja, um problema. A formação deste espírito de pesquisa deve ser um dos referenciais da formação de um pedagogo crítico e competente. Pode-se concluir que:

- As perguntas são o âmago da pesquisa

14)  aluno que pesquisa no ensino médio ou na universidade é uma pessoa que agrega vários diferenciais, porque:
I -  têm a pesquisa como base dos estudos
II - não se contenta com os conhecimentos aprendidos na sala de aula
III - quer aprender por meio do pensamento reflexivo e da solução de problemas vinculados com atividades reais
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre a pesquisa acadêmica é:

- O aluno e o professor pesquisador são pessoas que têm a pesquisa como base dos estudos e/ou da profissão. O aluno pesquisador é o estudante que não se contenta com os conhecimentos aprendidos na sala de aula presencial ou virtual ou no aprendizado dos conteúdos. AO contrário, esse estudante pesquisador quer mais. Ele quer aprender por meio do pensamento reflexivo, da solução de problemas vinculados com atividades reais, da solução de questões modernas em que possa aplicar conhecimentos aprendidos na escola ou na universidade, de maneira individual e em grupo.

15) Segundo Lakatos e Marconi (1991), o conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a forma ou o modo ou método e os instrumentos utilizados para conhecer o fenômeno. Identifique o que são características do conhecimento científico:

- Sistemático, Falível e Verificável

16) Uma das primeiras questões que começamos a estudar na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. O que corresponde ao conhecimento científico:

- É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.

17) Senso é a capacidade que as pessoas têm para de julgar, sentir, perceber. O Senso Comum é a primeira forma de conhecimento, é o modo de ver e agir de um grupo/sociedade, que reagem de acordo com suas experiências coletivas, costumes, padrões comuns, etc. Enquanto que o conhecimento cientifico é: I) Atividade humana baseada na utilização de um método definido por meio do qual se produzem, se testam e se comprovam conhecimento; II) É um estudo sistemático e racional, baseado em métodos adequados de prova, da natureza e do seu funcionamento; III) Caracteriza-se por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração; IV) É um saber que se baseia no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano, é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. ESTÃO CORRETOS OS ENUNCIADOS:

- I e II

18) De acordo com a norma culta acadêmica, segundo ABNT, Marque com um X a alternativa correta que responde a seguinte pergunta: Quais os elementos que integram a parte Pós-textual de um trabalho acadêmico?

- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E ANEXO

19) A Metodologia aplicada à Pesquisa tem se mostrado muito atraente para os indivíduos que desejam trabalhar em desenvolvimento de pesquisas, de modo a melhor contribuir com o avanço da ciência. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que demonstra quais os diferentes tipos de pesquisa científica que podemos obter?

- Descritiva, exploratória e explicativa.

20) Para Bernardete Gatti, "a pesquisa não poderia ficar tão preocupada com os impasses do cotidiano, até porque ela, por estar em processo de construção, não pode necessariamente garantir soluções estando em investigação, e o cuidado com a superficialidade do assunto e o simplismo na resolução pode dar uma falsa ideia de que a pesquisa pode mudar o cotidiano" (PINOLA, Andrea Regina Rosin e BORTOLOTI, Karen Fernanda, 1ª edição, SESES, Rio de janeiro, 2016, p.121). Baseando-se nessa afirmação, faça uma complementação do pensamento da pesquisadora:

- É necessária uma busca por uma pergunta adequada que não tenha resposta pronta e evidente, sendo essas características fundamentais de uma investigação científica.

21) Qual conhecimento tem um aspecto crítico, fundamentado no ato de perguntar, indagar, pensar, refletir e está sempre em mudança, em transformação?

- O conhecimento filosófico.

22) Toda pesquisa científica exige um método. O que é o método?

I - caminho que desenhamos para alcançarmos um determinado objetivo na pesquisa acadêmica ou científica
II - capacidade que o conhecimento científico tem de demonstrar o caminho de suas descobertas
III - conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre o conceito de método é:

- I e II

23) Razão pela qual temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e subjetividade entram no discurso da pesquisa contemporânea e da construção de conhecimento científico

- Quebra dos paradigmas científicos. A Ciência, a partir da Idade Moderna, começou a questionar o padrão utilizado para se fazer ciência e escolheu um paradigma diferente: a objetividade. Mas, novamente o paradigma científico foi questionado agora na Idade Contemporânea, porque a produção do conhecimento no século XXI, ficou comprimida entre o paradigma clássico (da Idade Moderna) e o emergente (da Idade Contemporânea). Nessa discussão sobre os padrões de pesquisa, ficou muito evidente uma discussão que trata sobre a incapacidade dos padrões modernos de solucionarem os principais problemas, por exemplo, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, a partir de perspectivas lineares, disciplinares e extremamente objetivas. Por isso, temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e subjetividade entram no discurso da pesquisa contemporânea e da construção de conhecimento científico, em vista da quebra paradigmas científicos anteriores.

24) As considerações destacadas pelo pesquisador Libâneo (1999) sobre a história da educação colonial brasileira, afirmam que: "(...) quando atingirmos a percepção da sociedade como um todo na participação ativa da construção de uma sociedade para todos, a inclusão não será apenas um direito Constitucional, mas uma realidade motivada pela efetiva transformação social(...)", estão coadunadas com a teoria

- Educação como transformação da sociedade.

25) A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, na medida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Isso significa que:

- As perguntas são o centro da pesquisa.

26) A revisão de literatura constitui-se na fundamentação teórica do projeto de pesquisa e do trabalho acadêmico, contribuindo para:

- A obtenção de informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado.

27) Há vários tipos de métodos científicos. Mas, os métodos científicos devem seguir uma sequência sistemática que é:

- Observação > problema > hipóteses > experimentação > análise de resultados > conclusão

28) Uma pesquisa acadêmica que se pauta pelo aspecto estatístico, na tentativa de transformar a realidade em números, apresenta uma influência positivista. Qual a representação deste modelo de pesquisa?

- Quantitativa

29) A busca pela objetividade e precisão no ato do conhecimento envolve fazer:

- Pesquisa quantitativa

30) A ciência que estuda o conhecimento científico do ponto de vista crítico é conhecida como:

- Epistemologia estuda a origem, a estrutura e os métodos do saber.

31) A pesquisa científica, no que tange à abordagem do objeto, pode ser classificada como:

- A pesquisa científica, no que tange à abordagem do objeto, pode ser classificada como, qualitativa, quantitativa e quanti-quali, isto é, quantitativa e qualitativa.

32) Uma pesquisa científica não pode ser realizada de qualquer maneira, por ser um processo científico, deve ser regida por regras sistemáticas de coleta desses dados. Por essa razão, todo o trabalho de escrita e pesquisa no TCC, deve ser guiado:
I - por normas científicas, que aqui no Brasil são regulamentas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)
II - por uma sistematização na escrita
III - possuir um método de pesquisa
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre a pesquisa científica é:

- I, II e III, pois toda pesquisa científica não pode ser realizada de qualquer maneira, por ser um processo científico, deve ser regida por regras sistemáticas de coleta desses dados. Por essa razão, todo o trabalho de escrita e pesquisa no seu trabalho de conclusão de curso (TCC) deve ser guiado pelas normas científicas, que aqui no Brasil são regulamentas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

33) O que não condiz com o aspecto de pesquisa qualitativa?

- A pesquisa qualitativa não utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.

34) O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou à Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de (...) (...) O filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da realidade da sociedade carioca ¿ estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca(...) http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1710392-resenha-crítica-filme-tropa-elite/ Esse texto pode ser classificado como:

-

35) O que significa a afirmação de MInayo quando diz que: "Na sociedade ocidental, no entanto, a ciência é a forma hegemônica de construção da realidade."(Minayo, p.10)?

- A ciência tem a pretensão de ser o único promotor e critério de verdade.

36) Uma das técnicas de registro de estudos na formação acadêmica, em especial na Universidade, é a técnica do (a) ________. É uma forma de investigação do conteúdo e da forma de um texto ou livro pelo ato de registrar o material necessário nos estudos, seja em uma disciplina do curso ou na pesquisa de uma determinada temática ou autor. Nessa técnica é possível redigir um texto com uma linguagem clara, objetiva, direta, sem comentários pessoais tais como: eu penso, eu acho, eu concordo. É uma técnica de registro que deve privilegiar dois aspectos: 1) As principais ideias que perpassam a análise desenvolvida por um autor e seus comentários e; 2) As reflexões que afloraram na leitura de entendimento de um texto ou livro. Em outras palavras, o assunto abordado pelo autor, o tema, as principais ideias de análise e as considerações finais do autor.

- Fichamento

37) Relacione as colunas da esquerda com a da direita, numerando-as:

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- 4, 3, 1 e 2.

38) Na itinerância da vida acadêmica, seja em processos de formação e/ou de atuação profissional, o sujeito vivencia momentos de produção escrita de diferentes tipos. Sobre o resumo, marque a resposta correta:

- É uma síntese de um texto apresentando as principais ideias do autor.

39) A metodologia adequada a uma pesquisa é aquela que permite:

- Utilizar técnicas científicas que respondam às exigências colocadas pelo problema

40) Consiste em uma observação criteriosa, aprofundada e exaustiva de um ou poucos objetivos de estudo, de forma que o pesquisador tenha uma ampla e detalhada visão e conhecimento sobre o fato estudado. O estudo de caso tem algumas finalidades, de acordo com Gil (2002, p. 54). NÃO constitui uma finalidade do estudo de caso:

- Testar hipóteses experimentalmente, pois é uma finalidade da pesquisa experimental e não do estudo de caso.

41) A sua professora de Pesquisa e Prática em Educação traz o seguinte exemplo para discutir os tipos de pesquisa:

Problema de pesquisa: Quais são as diferenças dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de português, na década de 1950, com os propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais?

Objetivos do estudo: Analisar e comparar os conteúdos de português da década de 1950, registros nos diários dos professores e os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

De acordo com o problema e os objetivos propostos para o estudo, qual o tipo de pesquisa deverá ser desenvolvido? 

- Pesquisa documental, que tem como objetivo investigar fontes primárias, que se constituem de dados que não foram codificados, organizados e elaborados para os estudos científicos, como: documentos, arquivos, plantas, desenhos, fotografias, gravações, estatísticas e leis.

42) A atitude científica surge a partir de:

- De uma atitude de curiosidade, querer conhecer mais sobre algo.

43) Dizem respeito a um conjunto padronizado e lógico de elementos pós-textuais e essenciais que possibilitarão a identificação e localização de todos os artigos, livros ou documentos citados em seu trabalho.

O trecho acima se refere:

- O trecho se refere à referência, que nada mais é do que um conjunto padronizado e lógico de elementos pós-textuais e essenciais que possibilitam a identificação e localização de todos os artigos, livros ou documentos citados em um trabalho de pesquisa.

44) Para fazer pesquisa é preciso ter uma dose de curiosidade, uma outra dose de iniciativa e um bom planejamento. Dentro deste Planejamento é necessário levar em conta: O tempo; os recursos disponíveis; a área de conhecimento; entre outras coisas. O estudo que se aplica o interesse do pesquisador em observar a ocorrência do fenômeno no campo social e não discuti-lo apenas do ponto de vista da teoria. Pois, trata-se de:

- Pois trata-se de um estudo de caso.

45) Construir um projeto de pesquisa é uma tarefa que exige planejamento e ação e que demanda muita atenção do estudante. Por isso, um projeto de pesquisa tem várias fases. O que é a fase construtiva do projeto de pesquisa?

- Fase em que se irá de fato construir o projeto porque já foram definidos tema e problema de pesquisa.

46) Leia o trecho a seguir: "A mediação tecnológica na educação impõe desafios à prática docente atual, e o trabalho do professor precisa adornar-se de uma ação pedagógica que conduza à produção do conhecimento e à construção de um sujeito reflexivo e inovador, independentemente do espaço geográfico, da idade ou da origem desse indivíduo" (MONTES; SUCUPIRA LINS, 2015, p. 107).

O trecho lido refere-se a uma:

- Citação direta, pois trouxe um trecho literal de um determinado autor.

47) Relacione cada fase do projeto de pesquisa, corretamente:
(1)    Fase de decisão ou decisória 
(2)    Fase de construção ou construtiva
(3)     Fase da redação ou redacional 


(2)  é a fase em que você já definiu seu tema e problema e partirá para o planejamento das principais etapas para a realização do seu projeto e posterior TCC.
(1) nessa fase, você estará pensando no tema e no problema de pesquisa.
(3)  nesta fase, você já estará redigindo seu projeto e TCC. 

 

48) Qual método procura uma solução através de tentativas e eliminação de erros?

- Método hipotético-dedutivo

49) A universidade brasileira tem seus fundamentos em um tripé que não pode ser dissociado: o chamado três pilares da universidade. São eles:

- Ensino - Pesquisa -Extensão

50) A disciplina de pesquisa e prática em educação defende que o discente de pedagogia necessita durante sua formação construir uma prática investigativa, estimulando assim, o processo de leitura e análise constante dos conhecimentos existentes. Neste sentido, o que se espera é que o discente durante sua formação construa uma atitude de professor e pesquisador. Diante do exposto podemos elencar algumas ações que caracterizam o uso da pesquisa como base para formação e atuação profissional de um educador.

- Problematizar a prática educativa visando fomentar a discussão sobre a realidade em que está inserido.

51) Marta está interessada em participar do processo de Iniciação Científica. Quais ações que Marta deve tomar?

- Para participar da I.C Marta deve se inscrever no processo seletivo da Iniciação Científica, escolher um professor-orientador e providenciar a elaboração do seu currículo Lattes.

52) Sobre o conhecimento e a pesquisa na área das Ciências Humanas podemos afirmar:

- Tem como pretensão conhecer o homem, servindo-se não apenas da metodologia da ciência tradicional, mas de uma pluralidade epistemológica possível de metodologias.

53) O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estácio de Sá tem a finalidade de:

- Desenvolver a habilidade científica dos alunos de graduação, estimular e desenvolver o pensamento científico e aptidão criativa, desenvolver a capacidade crítica e a busca por soluções inovadoras

54) Compreende-se a docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre:

- Compreende-se à docência como a articulação e o respeito à diferentes visões de mundo.

55) Leia com atenção a situação apresentada e, a seguir, e denomine a teoria que fundamenta a prática pedagógica descrita:

 

A profª. Ana trabalha com uma classe de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona urbana. No desenvolvimento de suas aulas, ela propõe atividades que envolvem os alunos na exploração do material, previamente por ela selecionado. A seguir, faz várias perguntas e instiga os alunos para que discutam o assunto e busquem as respostas mais adequadas. Finalmente, solicita o registro escrito das reflexões.

 

- A abordagem construtivista entende que no processo ensino e aprendizagem, o aluno deve agir sobre o objeto do conhecimento, para se desenvolver em todas as dimensões.

56) Sobre o projeto de pesquisa, podemos considerar que:

- Todo projeto de pesquisa precisa ter obrigatoriamente os seguintes itens: tema, problema, justificativa, objetivos, referencial teórico e metodologia.

57) As reflexões e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:

- Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.

58) O pensamento moderno descortinou horizontes inacessíveis ao pensamento pré-moderno. Embora ele tenha realizado grandes avanços na Medicina, foi bastante ineficiente ao lidar com o crescimento, o desenvolvimento e as interações pessoais ou físicas consideradas de um ponto de vista sistêmico. Em síntese, este pensamento não proporcionou um bom modelo para a educação dos seres humanos, já que o currículo era:

- Mecanicista, os objetivos estavam fora e eram determinados antes do processo instrucional.

59) Pesquisa é um processo de investigação rigorosa, organizada e sistemática acerca de um tema ou problema identificado como sendo fundamental a ser enfrentado pelo pesquisador, ou seja, é uma questão que resulta de um questionamento, de uma dúvida, da incerteza ou de algo que é desconhecido ao ser humano. Nesse sentido, é possível afirmar que:

- Pesquisa é um processo de investigação rigorosa, organizada e sistemática acerca de um tema ou problema identificado como sendo fundamental a ser enfrentado pelo pesquisador, ou seja, é uma questão que resulta de um questionamento, de uma dúvida, da incerteza ou de algo que é desconhecido ao ser humano. Nesse sentido, é possível afirmar que a finalidade da pesquisa é a construção do conhecimento científico, porque possui um caráter social e tem uma dimensão política.  A atividade de pesquisa se constitui como uma aprendizagem para o pesquisador e supõe o conhecimento das produções teóricas próprias de uma área de investigação.

60) Segundo Chauí (1995) "embora seja evidente que toda e qualquer ciência é humana porque resulta da atividade humana de conhecimento", o que denomina-se "ciências da natureza ou matemáticas" e as "ciências humanas ou sociais" se caracterizam por terem, respectivamente, o seguinte conjunto de objetos de estudo:

- Os fenômenos da natureza e os fenômenos humanos

61) Marque a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a definição dos termos.

(1) Metodologia (2) Atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade.

(2) Pesquisa (3) Conhecimentos que foram construídos cientificamente sobre determinado assunto.

(3) Teorias (1) Caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade.

(4) Proposições (4) São declarações afirmativas, hipóteses comprovadas sobre fenômenos ou processos sobre os quais interrogamos.

62) O ambiente universitário precisa disponibilizar aos alunos momentos de ensino, de pesquisa e de extensão do conhecimento. Dessa maneira, o aluno pode desenvolver várias competências. Algumas dessas competências são:

- Conhecer bem sua área de estudo e os conteúdos que dela fazem parte, ser curioso para pesquisar desenvolver a criatividade saber se relacionar com ética, ter atitude autocorretiva e sensibilidade social desenvolver virtudes necessárias na vida e no meio acadêmico, como: imaginação ampliada, perseverança, paciência, confiança e justiça.

63) Em relação à pesquisa como parte integrante da prática docente, leia o fragmento abaixo:  "Curiosamente, a atividade de pesquisa se baliza entre as duas acepções da palavra disciplina: a primeira [...] relativa aos diferentes campos do saber, cobertos pela teoria, e a segunda, relativa aos cuidados com o desenvolvimento do trabalho, aproximados do que se entende por metodologia. Nunca é demais precaver-se o pesquisador contra os excessos de ambas as acepções" (LÜDKE, 2001, p. 43). Pela fala da autora pode-se concluir que:

- É necessário articular teoria-prática, porque a teoria fundamenta a interpretação dos fatos.

64) Denomina-se pesquisa o trabalho processual que se inicia com um problema ou uma pergunta e termina com um produto provisório capaz de dar origem a novas interrogações. Identifique nas opções a ordem adequada de suas fases de encaminhamento.

- 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. tratamento do material; 4. confronto entre a abordagem teórica e a investigação de campo

65) Algumas pesquisas cientificas utilizam amostras. O que são amostras?

- A amostra diz respeito à quantidade de elementos que fazem parte da pesquisa, por exemplo: pessoas que foram entrevistadas.

66) As pesquisas científicas têm várias classificações. Elas podem ser exploratórias, descritivas e explicativas. Sobre a pesquisa exploratórias, podemos afirmar que:

- A pesquisa exploratória, como o próprio nome sugere é uma pesquisa que nos proporciona maior aproximação com o objeto de estudo (o tema).  Mas, como? Por meio de pesquisas em livros, artigos, revistas especializadas, vídeos também especializados.... Por isso, a pesquisa exploratória é aquela que nos leva a conhecer melhor o tema que estamos começando a pesquisar.

67) Quais são os elementos que fazem parte dos referenciais metodológicos de um projeto de pesquisa?

- O campo ou espaço da pesquisa, a seleção da amostra, os instrumentos e procedimentos de análise dos dados.

68) O conhecimento popular, empírico ou senso comum aparece de relação espontânea das pessoas com a realidade, ou seja, com o mundo. Por isso ele é assistemático. O que a característica assistemática do senso comum?

- O conhecimento popular, empírico ou senso comum aparece de relação espontânea das pessoas com a realidade, ou seja, com o mundo. Todos nós, aos poucos, vamos aprendendo e nos apossando dos conhecimentos e informações que veiculam ao nosso redor. Esse conhecimento espontâneo, fruto das sensações, intuições, que não busca uma resposta crítica, mais aprofundada é o conhecimento do senso comum. Ou seja, um conhecimento que habitual que nos deparamos todos os dias. Portanto, são características do conhecimento popular:  Intuitivo porque surge da intuição humana, assistemático, pois não requer um método ou sistematização para ser produzido e acrítico pois não passa por um sistema de críticas ou indagações, sendo também inexato pode conter erros por ser acrítico.

69) Segundo Lakatos e Marconi (1991), o conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a forma ou o modo ou método e os instrumentos utilizados para conhecer o fenômeno. Identifique o que são características do conhecimento científico:

- Sistemático, Falível e Verificável

 

 CADERNO DA LÊ, ESTUDANTE DE PEDAGOGIA - ESTÁCIO DE SÁ

Ao compartilhar o conhecimento você ensina, ao praticar você inspira. 

Nosso conhecimento torna-se precioso quando o tornamos algo acessível para todos.

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