UNIVERSIDADE
ESTÁCIO DE SÁ
CURSO:
DIDÁTICA
GRAD
TURMA: DIDÁTICA 9001
PROFESSOR
(A) TUTOR (A): NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
ALUNO
(A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: LETÍCIA B. LOURENCIO
DATA: 20/11/2019
PCC DE FILOSOFIA
A proposta para esse
trabalho é a reflexão sobre as relações de aprendizado existentes na sala de
aula, com base em conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.
Para que seja feita a análise comparativa entre o conteúdo e a prática, que nos
proporciona a meditação sobre o elo entre o aprendizado e a prática filosófica,
entrevistei o professor Cleber Moreira, que hoje atua também como orientador
educacional, SEEDUC – RJ e professor doc 1, SMECE. Profissional que tive o
privilégio de ter como mestre em 2017, no Curso Normal de Formação de
Professores, no Ensino Médio.
ENTREVISTA
A) O que é ensinar?
- É necessário! Para vida e para
morte.
B) Como você escolhe seus
procedimentos de ensino?
- De acordo com o grau de dificuldade de cada turma. Algumas os alunos
são mais extrovertidos, o que o que torna bastante participativo e o conteúdo
passa a ser assimilado de forma espontânea, aprendem como se fosse algo
natural, não um ambiente em que ele precisa tirar boas notas para passar,
enquanto outros são mais introvertidos, não fazem muitas perguntas, então tem
que ser estimulado o pensamento crítico. O planejamento normalmente é o mesmo,
podendo ser mais adiantado para uma turma que para outra, mas a pratica sempre
é flexível a necessidade da turma.
C) Você se baseia em algum teórico?
Qual!? Como?
- Lev Semenovich, Darcy Ribeiro, Milton Santos e Leonardo Boff. Já citado
inicialmente, gostaria de destacar Lev Semenovich como teórico que aprecio e
defendo o que ele diz em relação ao ensino e ao aprendizado, o professor, em
seu papel deve impulsionar o aluno ao conhecimento, sem contar que o
conhecimento é mútuo, logo pode ser proporcionado por ambos. A sala de aula é
uma vida de mão dupla. Quando há o entendimento que o professor não é um
ditador que passa as ordens e o aluno tem que cumprir e toda a pressão que é
imposta, sobre o ele em relação a nota ser imposta de modo que seja vista como
avaliação de potencial ou grau de inteligência, proporciona um ambiente mais
prazeroso para o ensino e facilita a assimilação do mesmo que já não vê como
uma obrigação em passar de série e reconhece o real valor do conhecimento. Não
existem graus de inteligência e sim, tipos de inteligência, se nós enquanto
pedagogos não formos capazes de reconhecer isso em cada aluno, nós que
estaremos fracassando. Darcy Ribeiro tentou fazer muito pela Educação
brasileira e mesmo tendo achado que fracassou em tudo nos ensinou grandes
coisas e contribuiu significativamente e suas ideias até hoje nos proporcionam
profundas reflexões e associo isso a teoria de Milton Santos, ‘A compreensão
histórica do pensamento de um intelectual brasileiro poderá proporcionar o
desenvolvimento de um posicionamento crítico para constituir elementos
norteadores para a construção de propostas que contribuam para a transformação
da Educação”. Leonardo Boff, também
analisou um ponto muito importante que é a questão da vinculação entre o saber,
consciência e a prática. Da forma mais resumida possível, faço citação a eles
como pilares da minha atuação pedagógica.
D) Como acontecem as relações
interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha com os conflitos?
- Acontecem naturalmente, oriento que façamos sempre um debate aberto e
livre. Quando há conflitos, são momentos em que mais me identifico, é sinal que
tirei a turma do lugar comum. A escola reflete as questões sociais, o aluno na
escola é como o cidadão na sociedade. Existem culturas diferentes, estilos de
vida, classes sociais econômicas, questões de justiças e injustiças, e eles
devem aprender a lidar com tudo isso, a figura do professor não é para ser
temida é para ser respeitada, então quando proponho um debate é também uma
reflexão para que vejam pontos de vistas diferentes e entendam também que eles
têm voz ativa, que podem mostrar pontos que concordam ou discordam, que são
capazes de resolver conflitos entrando em consenso.
RELATÓRIO
Com base na entrevista e vivência em
sala de aula, é notável a importância e a influência que a Filosofia tem na
área educacional que reflete ao mundo, pois atribui diversos significados a
sociedade. Ela possui teorias que devem ser estudadas, refletidas, questionadas
e postas em prática, afim que proporcione ao aluno um espaço de reflexão e entendimento
a questões pessoais, interpessoais e educacionais. A Filosofia não possui prazo
de validade, e as figuras filosóficas estão presentes em todos os contextos que
inclui o homem e uma teoria naturalmente vinculasse a outra ou outras.
Observamos isso ao estudarmos os conteúdos que o curso nos proporciona, e
notamos a mesma circunstância na prática do professor entrevistado, no qual
baseia-se em mais de um teórico e executa as teorias de forma interligada.
Blogs de Letícia Butterfield
O nosso conhecimento torna-se valioso quando o tornamos algo acessível para todos – Esse é o meu dilema
http://cadernodale.blogspot.com/ (conteúdos diversos adquiridos no Ensino Médio e Superior)
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http://belmirorosario.blogspot.com/ (conteúdos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS)
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