segunda-feira, 19 de outubro de 2020

PCC de Filosofia - Reflexão sobre as relações de aprendizado

 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: DIDÁTICA

GRAD TURMA: DIDÁTICA 9001

PROFESSOR (A) TUTOR (A): NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA     

ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: LETÍCIA B. LOURENCIO          

DATA: 20/11/2019

 

 

                     PCC DE FILOSOFIA

A proposta para esse trabalho é a reflexão sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, com base em conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação. Para que seja feita a análise comparativa entre o conteúdo e a prática, que nos proporciona a meditação sobre o elo entre o aprendizado e a prática filosófica, entrevistei o professor Cleber Moreira, que hoje atua também como orientador educacional, SEEDUC – RJ e professor doc 1, SMECE. Profissional que tive o privilégio de ter como mestre em 2017, no Curso Normal de Formação de Professores, no Ensino Médio.

 

ENTREVISTA

A) O que é ensinar?

-  É necessário! Para vida e para morte.

B) Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

- De acordo com o grau de dificuldade de cada turma. Algumas os alunos são mais extrovertidos, o que o que torna bastante participativo e o conteúdo passa a ser assimilado de forma espontânea, aprendem como se fosse algo natural, não um ambiente em que ele precisa tirar boas notas para passar, enquanto outros são mais introvertidos, não fazem muitas perguntas, então tem que ser estimulado o pensamento crítico. O planejamento normalmente é o mesmo, podendo ser mais adiantado para uma turma que para outra, mas a pratica sempre é flexível a necessidade da turma.

C) Você se baseia em algum teórico? Qual!? Como?

- Lev Semenovich, Darcy Ribeiro, Milton Santos e Leonardo Boff. Já citado inicialmente, gostaria de destacar Lev Semenovich como teórico que aprecio e defendo o que ele diz em relação ao ensino e ao aprendizado, o professor, em seu papel deve impulsionar o aluno ao conhecimento, sem contar que o conhecimento é mútuo, logo pode ser proporcionado por ambos. A sala de aula é uma vida de mão dupla. Quando há o entendimento que o professor não é um ditador que passa as ordens e o aluno tem que cumprir e toda a pressão que é imposta, sobre o ele em relação a nota ser imposta de modo que seja vista como avaliação de potencial ou grau de inteligência, proporciona um ambiente mais prazeroso para o ensino e facilita a assimilação do mesmo que já não vê como uma obrigação em passar de série e reconhece o real valor do conhecimento. Não existem graus de inteligência e sim, tipos de inteligência, se nós enquanto pedagogos não formos capazes de reconhecer isso em cada aluno, nós que estaremos fracassando. Darcy Ribeiro tentou fazer muito pela Educação brasileira e mesmo tendo achado que fracassou em tudo nos ensinou grandes coisas e contribuiu significativamente e suas ideias até hoje nos proporcionam profundas reflexões e associo isso a teoria de Milton Santos, ‘A compreensão histórica do pensamento de um intelectual brasileiro poderá proporcionar o desenvolvimento de um posicionamento crítico para constituir elementos norteadores para a construção de propostas que contribuam para a transformação da Educação”.  Leonardo Boff, também analisou um ponto muito importante que é a questão da vinculação entre o saber, consciência e a prática. Da forma mais resumida possível, faço citação a eles como pilares da minha atuação pedagógica.

D) Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha com os conflitos?

- Acontecem naturalmente, oriento que façamos sempre um debate aberto e livre. Quando há conflitos, são momentos em que mais me identifico, é sinal que tirei a turma do lugar comum. A escola reflete as questões sociais, o aluno na escola é como o cidadão na sociedade. Existem culturas diferentes, estilos de vida, classes sociais econômicas, questões de justiças e injustiças, e eles devem aprender a lidar com tudo isso, a figura do professor não é para ser temida é para ser respeitada, então quando proponho um debate é também uma reflexão para que vejam pontos de vistas diferentes e entendam também que eles têm voz ativa, que podem mostrar pontos que concordam ou discordam, que são capazes de resolver conflitos entrando em consenso.

 

RELATÓRIO

Com base na entrevista e vivência em sala de aula, é notável a importância e a influência que a Filosofia tem na área educacional que reflete ao mundo, pois atribui diversos significados a sociedade. Ela possui teorias que devem ser estudadas, refletidas, questionadas e postas em prática, afim que proporcione ao aluno um espaço de reflexão e entendimento a questões pessoais, interpessoais e educacionais. A Filosofia não possui prazo de validade, e as figuras filosóficas estão presentes em todos os contextos que inclui o homem e uma teoria naturalmente vinculasse a outra ou outras. Observamos isso ao estudarmos os conteúdos que o curso nos proporciona, e notamos a mesma circunstância na prática do professor entrevistado, no qual baseia-se em mais de um teórico e executa as teorias de forma interligada.


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